Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 19.07.17 - 18h54

PCR entrega premiação ao campeão geral dos Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

A Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência recebeu o prêmio principal da competição realizada pela Prefeitura do Recife. (Foto: Cortesia)

 

Somando 37 medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos do Recife, a Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência (AAPPD) recebeu o maior troféu da competição: o de campeão geral. A premiação foi realizada nesta quarta-feira (19), no edifício-sede da PCR, e contou com a presença de representantes da entidade e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que realizou a competição paraesportiva.

Os Jogos Paralímpicos do Recife foram realizados nos dias 10 e 11 de junho, garantindo mais diversidade esportiva na cidade. "Este foi um evento muito importante e que nos encheu de orgulho. E, por ser um marco tão importante, certamente integrará o calendário esportivo da nossa cidade", concluiu a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O paratleta Renato Fonseca, de 50 anos, conquistou duas medalhas de ouro representando a AAPPD e ficou emocionado ao receber a premiação em nome da associação. "Na vida, o que mais temos que driblar são barreiras e o esporte nos ensina a ultrapassar todas elas". Ele, que conquistou as medalhas competindo no atletismo, acredita que a modalidade é de superação pessoal. "Por se tratar de uma modalidade individual a gente tem que superar nossa própria marca o tempo todo. Isso faz a gente trabalhar ainda mais a cabeça", afirmou. Além do ranking geral, os vencedores por cada categoria competida também foram agraciados ainda nos dias das competições.

Foram sete modalidades e uma competição acirrada que promoveu mais inclusão e visibilidade ao paradesporto. As disputas foram para a categoria Estudantil: Atletismo, Bocha, Natação e Tênis de Mesa; e na categoria Aberta - Atletismo, Bocha, Badminton, Natação, Vôlei Sentado, Basquete Cadeiras de Rodas e Tênis de Mesa. As competições aconteceram simultaneamente no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro; no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem e no Instituto dos Cegos, nas Graças. A competição serviu de seletiva para as Paralimpíadas Escolares, no caso da categoria Estudantil, e Jogos Paralimpíadas de Pernambuco, no caso da categoria Aberta.