Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 19.08.16 - 19h59

Artesãs recebem certificado de conclusão do curso de artesanato com foco em empreendedorismo da Secretaria da Mulher

img_alt

Além de palestra sobre como potencializar as vendas, as alunas expuseram seus artesanatos em uma feira no mesanino da Prefeitura (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Após quatro meses de aulas, as mulheres jovens que participaram do curso de artesanato com aperfeiçoamento em scrapbook, decoupage, macramê e quilling receberam os certificados de conclusão, na manhã desta sexta-feira (19), em um seminário realizado no Forte do Brum, no bairro do Recife. A formação foi voltada para mulheres de 18 a 29 anos e dividido em duas etapas: uma capacitação sociopolítica em gênero e raça e a parte técnica com foco na gestão e na formação de cooperativas e/ou empresas. Também foram distribuídos kits com materiais de trabalho para as artesãs. O seminário foi promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, e contou com a parceria da Secretaria municipal de Desenvolvimento e Empreendendorismo. 

Além do seminário, as participantes puderam expor as suas artes no mesanino do edifício sede da Prefeitura. Angélica da Silva, de 28 anos, participou das aula de macramê. A artesã faz crochê há mais de 10 anos e entrou no curso da Secretaria para especializar em outras modalidades. Moradora do Alto do Pascoal, a formanda fez o curso no Compaz. "Aprendi bastante com o curo e já fiz algumas peças Já vendi brinco, pulseira e colar na minha rua. Quero viver disso e pretendo fazer outros cursos também", comentou. 

A secretária executiva de políticas para as mulheres da Secretaria da Mulher do Recife, Ceça Costa, ressaltou a importância da informação e do empreendedorismo para o empoderamento das mulheres. " A Secretaria agradece a confiança de todas vocês. Essa ação ajuda no fortalecimento e na autonomia econômica das mulheres para que possamos criar relações mais igualitárias", finalizou. 

Para informar as alunas sobre a importância de empreender, a coordenadora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo, esteve presente no evento. A gestora apresentou os serviços da Prefeitura voltados para o fomento do empreendedorismo na cidade e falou dos passos para se cadastrar no Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte). " A Sala do Empreendedor é voltada para o empresário informal ou formal. Lá, temos serviços gratuitos de assistência contábil, parceria com o Sebrae, cursos, oficinas e palestras ligadas ao empreendedorismo. O nosso objetivo é fortalecer o empreendedor e diminuir o índice de mortalidade das empresas", disse. 

A diretora-presidente do Instituto de Diversidade,Gênero e Educação (IDGE), Fábia Lopez, fez uma palestra no evento sobre Mulher e Empreendedorismo. Na sua fala, Fábia pontuou as características que poderiam ajudar nas vendas das artesãs, como a organização e o planejamento das vendas. A artesã Maria das Dores da Silva, de 28 anos, comentou que não sabia como calcular o valor do seu produto. "O que eu gostei mais desse curso foi a parte de empreendedorismo porque eu não tinha noção nenhuma. Achava que ganhava, mas na verdade eu estava era perdendo. Não sabia somar certo, só vendia e pronto", ressaltou. A artesã é moradora do Ibura de Baixo e fez suas aulas na Associação de Moradores Paz e Amor, localizada em seu bairro. 

Curso - Foram disponibilizadas 25 vagas em aperfeiçoamento em scrapbook para o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, no bairro de Brasília Teimosa, com aulas no período da tarde, das 13h às 17h; 25 vagas em decoupage na Associação dos Moradores Paz e Amor, no bairro do Ibura, também à tarde, das 13h às 17h e 50 vagas para no Compaz do Alto Santa Terezinha, no bairro de Alto Santa Terezinha, sendo 25 para quilling e 25 para macramê, com aulas pela manhã, das 8h às 12h. 

Projeto Juntos contra a Exclusão Social - A ação faz parte da última etapa do Projeto, uma ação conjunta da Secretaria com a Prefeitura de Fortaleza e duas organizações italianas, o GruppoAbele e a Confcooperative. A atividade é financiada com recursos da União Europeia e já beneficiou, em 2015, 100mulheres adultas de baixa renda com o mesmo curso. O objetivo do Juntos Contra a Exclusão é interferir de maneira efetiva na vida dessas mulheres, transformando em multiplicadoras de seus direitos e capacitando-as para que busquem sua autonomia financeira.