Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.08.16 - 20h06

Prefeitura do Recife realiza a 15ª Semana da Pessoa com Deficiência

As atividades serão realizadas entre os dias 22 e 26 de agosto, pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mulher, Saúde, Educação e Administração.

 

Na próxima segunda-feira (22), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), junto com as secretarias de Saúde, Mulher e Administração, inicia a programação da 15ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Para abrir as atividades, será exibido o filme "Paratodos", às 14h, no auditório Capiba, no 15º andar do prédio-sede da PCR.

“Paratodos” mergulha no cotidiano de alguns atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Após a exibição, os paratletas Ivanildo Vasconcelos (natação) e Suely Guimarães (atletismo) irão comentar o filme e bater um papo com o público.

Na terça-feira (23), a SDSDH promove o seminário "Empregabilidade e Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência", das 14h às 17h, no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, nº 1259.

Já a Secretaria de Saúde do Recife promoverá uma série de atividades em torno do tema "Reconhecendo a Pessoa com Deficiência como usuária do SUS". No dia 26, no Centro Paulo Freire, na Madalena, médicos e enfermeiros da PCR participarão do seminário “Trabalho em Rede: uma questão de inclusão”. Ao longo da semana, serão realizadas em todos os distritos sanitários da cidade, rodas de conversa sobre a temática principal.

A Secretaria da Mulher irá promover a exposição "Super Mães", uma mostra fotográfica de mães com seus filhos e filhas com transtorno do espectro autista (TEA). O objetivo do evento é chamar a atenção para a luta das mulheres contra o preconceito e a reafirmação dos direitos das crianças com TEA. A exposição tem início no dia 22 de agosto, no mezanino da Prefeitura, e segue até o dia 26. A mostra já passou pelo Shopping Tacuruna, Memorial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco e no Compaz. O grupo Super Mães é formado por 130 mulheres que têm filhos e filhas com TEA e que se apoiam e buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas com o transtorno. 

Na sexta-feira (26), a SDSDH junto com a Secretaria de Educação e Saúde, vão promover o Seminário "Trabalho em rede: uma questão de inclusão", das 8h às 12h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299, Madalena. O público convidado é composto por médicos e enfermeiros da rede municipal, além dos profissionais dos CRAS, e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é promover o empoderamento dos profissionais da Saúde, da Assistência Social e da Educação, dentro de uma visão integradora e inclusiva diante do reconhecimento das redes de apoios nas secretarias envolvidas, legitimando na prática a garantia dos direitos da pessoa com deficiência e consolidando o diálogo permanente entre as políticas das pastas.

Os participantes do seminário poderão ainda ver, no hall da Escola de Formação Paulo Freire, a exposição de desenhos e fotos acessíveis feitos pelos estudantes da rede municipal de ensino do Recife. As imagens contarão com legenda descritiva em braile e audiodescrição. A exposição permanecerá no Paulo Freire até o próximo dia 02 de setembro. 

Nas tardes da terça (23) e da quinta (25), haverá aula de robótica para os alunos autistas da rede municipal. Às 14h da terça-feira, os robôs humanóides do Programa Robótica na Escola vão interagir com os alunos da Escola Municipal Compositor Capiba, no Torreão. Já na quinta, também às 14h, será a vez dos estudantes das Escolas Municipais Dom Hélder Câmara, no Espinheiro, e Draomiro Chaves de Aguiar, em Casa Amarela. As aulas de robótica voltadas especificamente para as necessidades dos autistas acontecem há mais de um ano e fazem parte da proposta de inclusão pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, que conta com 3,6 mil estudantes com deficiência, sendo 276 deles autistas.

 

 

Confira a programação:

 

Segunda-feira (22) - Exibição do filme "Paratodos", no auditório do 15º andar da PCR.

 

Terça-feira (23) - Seminário “Empregabilidade e Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência”.

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório do Banco Central, Rua da Aurora no 1259

 

Programação

 

13:30: Credenciamento

14h: Abertura

14h30: Palestra - Qualificar para a Inclusão

 

Palestrante: Andrea Ramos – Analista de Educação Profissional do SENAI –

Departamento Regional PE

 

15h: Mesa - A Inclusão Produtiva da Pessoa com Deficiência

Participações: Ana Cláudia Maciel - Gerente de RH do Hospital Santa Joana

Samuel - Gerente de RH da Contax Recife

Wellington Maciel – Diretor de RH do Ser Educacional

 

15h30 Mesa - O Cotidiano do trabalhador e da trabalhadora com deficiência

 

16h: Palestra - A Empregabilidade da Pessoa com Deficiência diante da legislação

Palestrantes: Fernando Sampaio - Auditor Fiscal do Trabalho

 

Paulo Moraes - Secretário Executivo de Direitos Humanos

16h30: Debate

 

17h: Encerramento

 

 

Sexta-feira (26) - Seminário "Trabalho em rede: uma questão de inclusão", na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire.

 

Programação

 

8h às 8h30 – Abertura: Secretarias da Saúde/Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/Educação

 

8h30 às 9h15 – Palestra: Sensibilização – Viva a Diferença

Palestrante: Paulo Fernando (Gerente da Divisão da Pessoa com

Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)

 

9h15 às 12h – Palestra: “Trabalho em Rede: uma questão de inclusão”

Mediador: Paulo Fernando (Gerente da Divisão da Pessoa com

Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)

 

- Reconhecendo a Pessoa com Deficiência como usuário do SUS

Palestrante: Alyne Lima (Coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência)

 

- Consolidação da Política de Educação Inclusiva na Rede Municipal

Palestrante: Daniele Miranda (Gerente Geral de Política e Formação Pedagógica)

 

- Serviços e Benefícios da Assistência Social para a Pessoa com Deficiência

 

Palestrante: Cristina Lima (Gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)