Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.08.17 - 10h51

Novos conselheiros de Juventude do Recife participam de seminário de balanço da gestão 2015-2017

img_alt

Empossados na última segunda, os novos membros do conselho continuam participando de formação neste sábado, em Casa Amarela(Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ), empossados na última segunda-feira (14), participaram, nesta sexta (18), de um seminário onde os conselheiros da gestão 2015-2017 fizeram um balanço dos dois anos de atuação. O evento aconteceu na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela. O seminário continua durante todo este sábado (19). Os 47 novos membros do CMPPJ tomaram posse no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, na última segunda. A nova composição do conselho, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos do Recife, atuará no biênio 2017-2019.

Em julho, cerca de 800 pessoas participaram das votações que elegeram 11 jovens de 15 a 29 anos como representantes das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade e 18 representantes de movimentos, entidades, organizações, redes e fóruns de Juventude. Também fazem parte da nova composição do CMPPJ 16 profissionais ligados à Prefeitura do Recife e dois vereadores, entre titulares e suplentes. O objetivo do Conselho Municipal de Juventude é fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens da capital pernambucana; formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. 

“Desde que o CMPPJ foi criado, em 2009, nunca se teve um processo de transição como este. O repasse das informações é muito importante para que os novos conselheiros possam se planejar. Essa prestação de contas é um marco na história do conselho. Esse seminário é o momento da gente trabalhar o papel do conselheiro, mostrar quais são as nossas principais demandas, ver quais foram os avanços e onde ainda precisamos melhorar”, destacou a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros.

O ex-conselheiro Joselito Costa lembrou do quanto a falta de informações atrapalhou o início dos trabalhos da gestão 2015-2017. “Sentimos muita dificuldade por causa da falta de memória. Por isso, cuidamos muito do registro das informações nos últimos dois anos. Avançamos muito na política pública de juventude da cidade e esse conselho foi determinante para isso, com a elaboração do Plano Municipal de Juventude. O plano é um sonho. Vocês serão responsáveis por torná-lo realidade”, disse o membro da Diaconia, querepresenta um conjunto de organizações da sociedade civil.

A ex-conselheira Janine Fortunato apresentou uma linha do tempo com as principais atividades dos últimos dois anos. Entre os avanços, ela destacou a elaboração do Plano Municipal de Juventude, sancionado pelo prefeito Geraldo Julio em dezembro de 2016 e lançado oficialmente em março de 2017; ainstitucionalização do conselho, a realização de reuniões mensais, a construção de um plano de ação, a atualização do regimento interno, a criação do Grupo de Trabalho da Juventude Negra, a efetivação de uma gestão participativa a partir de uma coordenação colegiada e o fortalecimento do diálogo com os poderes executivo e legislativo.

“O conselho é demandante de políticas públicas. Esse é um dos nossos papéis, além de fazer o controle social. A elaboração do Plano Municipal de Juventude é o grande marco dessa gestão. Ele não é uma política de governo. O plano foi sancionado em dezembro e virou lei, tendo que ser cumprido por qualquer prefeito que assumir a gestão municipal”, enfatizou Janine, que é representante doInstituto Ole.

Conselheiro mais jovem da atual gestão, Márcio Wamberto, de 15 anos, ouviu atentamente todas as informações repassadas pelos antigos membros e já começou a pensar no planejamento das ações para os próximos dois anos. “Participar do Conselho de Juventude é muito importante. É mais um espaço que os jovens têm para reivindicar seus direitos no município. Vamos lutar pela efetivação do Plano Municipal de Juventude”, disse o estudante eleito como representante dos jovens da RPA 4.