NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.12 - 18h08

Defesa Civil do Recife apresenta experiência municipal a grupo japonês

Representantes da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) conhecerão o Modelo de Gestão de Risco desenvolvido na capital pernambucana

Considerada referência em todo o Brasil, a atuação da Defesa Civil do Recife será objeto de estudo na manhã desta quinta-feira (20). A partir das 8h, a secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria José De Biase, e a coordenadora interina de Defesa Civil do Recife, Nadja Gonçalves, apresentarão a experiência desenvolvida na capital pernambucana, ao longo dos últimos 12 anos, a representantes da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão. O encontro acontece na Sala de Reuniões do 12º andar do edifício-sede da PCR, na Avenida Cais do Apolo, nº 925 (Bairro do Recife).

Durante a apresentação, os visitantes conhecerão o Modelo de Gestão de Risco do Recife, implementado na cidade, por meio do Programa Guarda-Chuva, que, nos últimos anos, diminuiu em 7 mil o número de pontos de risco da cidade. É por meio do programa que a Prefeitura desenvolve, durante todo o ano, ações de caráter preventivo e permanente de monitoramento nas áreas de morro e alagados da capital pernambucana. Com a chegada do período chuvoso na cidade, este trabalho é intensificado por meio da Operação Inverno que, neste ano, recebeu investimentos de R$ 133 milhões, o maior aporte de recursos já aplicados pela gestão municipal em ações de defesa civil.

Entre as atividades, estão vistorias técnicas nos imóveis que se encontram nas áreas de risco da cidade, orientação dos moradores sobre práticas seguras e procedimentos em situações de emergência, ações informativas (como a distribuição de folders e cartilhas aos moradores, além de atividades nas escolas municipais), assim como a colocação de lonas plásticas nas encostas, que são repostas continuamente. Com essa atuação nos 3.400 pontos de risco do Recife, a Defesa Civil tem alcançados números expressivos ao longo dos últimos anos, inclusive, não tendo registrado nenhuma morte ou grave acidente em 2012.