Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.17 - 17h50

Criançada lota Concertos para Juventude, no Teatro de Santa Isabel

 

O maestro Marlos Nobre comandou, nesta terça-feira (19) a sétima edição do projeto Concertos para Juventude em 2017. Todos os meses, as apresentações, dedicadas a jovens e crianças, antecedem o concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Às 10h da manhã, teve início a aula-concerto, que encantou diversos estudantes e curiosos. A apresentação contemplou a obra Convergência, do Maestro Marlos Nobre, e a Sinfonia de n° 2 em re maior, do alemão Johannes Brahms.
 
Com uma apresentação bastante didática, o Maestro fez a alegria de duas escolas, que lotaram a plateia do teatro: o Colégio Eminente,  e a Escola Municipal Pedro Augusto. Marlos Nobre começou o concerto bem didático, falando sobre cada instrumento e sua importância na composição musical, explicando e exemplificando todos.
 
A curiosidade pela música erudita conseguiu prender a atenção de crianças de 6 anos até adolescentes de 16. Entusiasmadas, as crianças se deixaram levar pelo ritmo da obra Convergência, do maestro Marlos Nobre. Lucas, 7 anos, aluno do Colégio Eminente, chegou a dançar durante a execução da peça. “A música era muito animada, vários batuques que davam pra dançar”, comentou o pequeno. Já para sua colega de turma Beatriz, também sete anos, o concerto foi mais interessante por causa do maestro e suas explicações. “O maestro estava muito divertido, gostei de como ele explicou as coisas e ficava rindo pra nós”, comentou Beatriz, uma das 128 crianças que o colégio levou para assistir à apresentação e perceber, na prática, a relação entre cidadania e cultura com os alunos.
 
“Para os alunos, participar de um concerto é uma oportunidade de conhecer outro ritmo musical. Esse projeto é o máximo. Tem que ser visitado por muitas escolas”, comentou a professora de história Paula Batista, da Escola Municipal Pedro Augusto.
 
Aluna dela, Lavínia, 12 anos, gostou tanto que está planejando ir ao concerto oficial da Orquestra . “Eu achei os músicos muito bons. Acho que meus pais vão gostar também de vir. Fiquei encantada, não consegui nem piscar”, disse, animada. Matheus, também com 12 anos, gostou mesmo foi do passeio. “Eu adorei que hoje não tivemos aula na sala, foi algo diferente. Só vir até o teatro já foi muito interessante”.
Os Concertos para Juventude têm a finalidade de aproximar o público jovem da música erudita. A entrada é gratuita, mas a participação deve ser agendada pelas escolas pelo e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmaill.com.
 
Concerto oficial – Amanhã, o Teatro de Santa Isabel receberá novamente a Orquestra Sinfônica do Recife, para o sétimo concerto oficial da temporada 2017, a partir das 20h. Com Johannes Brahms e o próprio maestro Marlos Nobre no programa, a apresentação é gratuita. Para participar, basta chegar ao teatro uma hora antes do início do concerto para retirar o ingresso na bilheteria. Informações: 3355-3322.