Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 19.09.17 - 15h08

Garotas de 14 a 18 anos participam de oficinas de empoderamento e cidadania do projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher

A ação, promovida pela Secretaria da Mulher do Recife, será realizada no Compaz do Alto Santa Terezinha.

A partir desta quarta-feira (20), trinta meninas de 14 a 18 anos, moradoras do Alto Santa Terezinha e adjacências, passarão as tardes conversando sobre empoderamento feminino, direito à cidadania e fortalecimento de suas identidades, nas oficinas do programa Hoje Menina, Amanhã Mulher. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher do Recife em  parceria com o Unicef e o Centro das Mulheres do Cabo. As atividades serão realizadas no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, a partir das 14h, e seguem  até o mês de outubro.

Ao todo, serão realizados sete encontros com as seguintes temáticas: identidade de gênero e raça; classe e desigualdade; direitos sexuais e reprodutivos; violência doméstica e sexista; respeito e diversidade; cidadania e participação social; liderança e trabalho em rede. A seleção das participantes foi realizada pelas equipes técnicas, através de uma busca ativa nas comunidades para selecionar as garotas de tinham perfis de liderança. O objetivo é que as participantes tornem-se influências sociopolíticas em suas comunidades e sejam multiplicadoras do feminismo.

Além disso, serão articuladas políticas públicas de saúde, assistência social, cultura e segurança cidadã para garantir que o projeto seja pensado e forma integrada. O Hoje Menina, Amanhã Mulher também acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e no Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, no bairro de Brasília Teimosa. Ao todo, serão 80 meninas beneficiadas.

Na segunda etapa da atividade, serão realizadas atividades culturais, aula-passeio e socialização das experiências. Os três grupos se encontrarão para que as meninas pensem propostas de políticas públicas voltadas para esse segmento e desenvolvam habilidades de articulação em rede, garantam espaços e participação política nas comunidades.

Hoje Menina, Amanhã Mulher também será implantado nas cidades de Belém e Salvador. Além da Secretaria da Mulher do Recife, estão envolvidas a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; e a secretaria de Segurança Urbana.