Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.09.17 - 19h33

PCR promove seminário sobre tecnologia para inclusão das pessoas com deficiência

img_alt

Cerca de 200 pessoas participaram do evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que se comemora na próxima quinta-feira (21), a Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, foi palco do seminário “A importância da tecnologia assistiva para a inclusão social das pessoas com deficiência”, nesta terça-feira (19). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Cerca de 200 pessoas participaram do seminário, entre professores, estudantes, representantes de entidades ligadas às pessoas com deficiência e profissionais que trabalham com tecnologia assistiva.

Na abertura do evento, alunos e professores da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, localizada em Dois Unidos, apresentaram protótipos de bengalas e cadeiras de rodas feitos de peças de encaixe da Lego, durante as aulas de robótica. Depois, a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Educação do Recife, Adilza Gomes, apresentou alguns aplicativos disponibilizados na internet que ajudam na aprendizagem de alunos com deficiência. “São ferramentas tão boas que fica até difícil dizer qual a melhor. Uma das que mais gosto é o Librazuka, que trabalha o ensino de Libras para surdos e não surdos, melhorando o relacionamento e facilitando a inclusão social e afetiva dessas pessoas”, explicou a professora.

O agente da Operação Lei Seca Thiago Dantas fez questão de participar do seminário. “As discussões foram muito boas e proveitosas, pois mostraram, de forma clara e simples, como a tecnologia pode ajudar a pessoa com deficiência a viver de forma cada vez mais integrada e feliz”, opinou Thiago, que é usuário de cadeira de rodas.

Já Gustavo Verçosa, supervisor da Agência de Emprego do Recife, acredita que o seminário pode ajudá-lo na próxima ação importante que ele está organizando. “Estamos preparando para o final do mês um grande evento de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As discussões desta terça nos ajudaram bastante no sentido de apontar o perfil de algumas empresas que podem ser procuradas para novas parcerias”, explicou.

O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva, comemorou o êxito do evento. “As pessoas convidadas apresentaram inovações importantes que podem ser utilizadas tanto no ambiente escolar, quanto no trabalho ou em casa, de forma gratuita ou com pequeno investimento”.