Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 19.09.18 - 17h26

CTTU implanta novo binário e ciclofaixa na Zona Sul

Com a ação, as ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires, em Boa Viagem, passam a ter sentido único de circulação. A medida vai viabilizar a implantação da Ciclofaixa Setúbal, que terá 5,5 km de extensão.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar, neste sábado (22), nova intervenção viária no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O projeto consiste na implantação de sentido único de circulação nas ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires (veja o que muda), que passam a compor um binário. Além das mudanças no tráfego, ainda haverá o disciplinamento de estacionamento e manutenção da sinalização viária. Haverá também a implantação da Ciclofaixa Setúbal (veja o mapa), cuja rota terá 5,5 km de extensão e irá conectar a Estação do metrô Aeroporto à Ciclovia Orla de Boa Viagem. A previsão é que a nova rota ciclável entre em operação até o fim do mês de outubro, conforme a conclusão do serviço de sinalização. 
 
Com a nova circulação, a Rua Baltazar Passos passa a ser mão única em direção à Avenida Boa Viagem. Já a Rua João Cardoso Aires terá sentido único de circulação até a Rua Waldemar Nery que, no trecho compreendido entre o binário, passa a ter sentido único de circulação. A Rua Baltazar Passos passa a ter o estacionamento proibido do lado esquerdo, enquanto o lado direito da Rua João Cardoso Aires terá o estacionamento removido, uma vez que a via irá acomodar a Ciclofaixa Setúbal. A Rua Cosmorama, no trecho compreendido entre o binário, também passa a ser mão única em direção à Rua João Cardoso Aires. 
 
Para compor o binário, a pista local oeste (da direita) da Av. Visconde de Jequitinhonha, no trecho entre as duas vias, terá o sentido de circulação invertido. Diante dessa mudança, os condutores que seguem pela pista local oeste da Av. Visconde de Jequitinhonha, com intenção de seguir para o município de Jaboatão dos Guararapes ou acessar a Av. Boa Viagem, deverão convergir na Rua João Cardoso Aires e girar à esquerda na Rua Professor Augusto Lins e Silva, que passará a ser mão única em direção à Rua Baltazar Passos. 
 
A partir da implantação do binário, o condutor que segue da Avenida Boa Viagem e, antes, acessava a Rua Baltazar Passos passará, agora, a acessar a Rua João Cardoso Aires, seguir pela pista local leste da Av. Visconde de Jequitinhonha, convergir à direita no pontilhão e na pista local oeste da Av. Visconde de Jequitinhonha para acessar novamente a Rua João Cardoso Aires. A intervenção ainda vai contar com uma abertura de acesso para a pista local leste da Av. Visconde de Jequitinhonha, permitindo que o condutor oriundo da pista principal possa acessar a pista local, girar à direita no pontilhão e seguir para a Rua João Cardoso Aires.
 
De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo do projeto é diminuir o número de movimentos permitidos diante do sentido duplo de circulação das vias envolvidas e minimizar a retenção identificada nas intercessões. "Ao mesmo tempo que verificamos características favoráveis à implantação de um binário entre as ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires para aumentar capacidade da via, foi possível viabilizar a implantação da ciclofaixa, oferecendo à população a possibilidade de utilizar a bicicleta como alternativa de deslocamento para acessar diferentes pontos de interesse, como escolas, academias e até mesmo à praia", disse. 
 
Para regulamentar a intervenção e implantar a Ciclofaixa Setúbal, a CTTU vai realizar a manutenção de toda a sinalização horizontal, incluindo 36 faixas de pedestres e 300 placas de sinalização vertical. Com o intuito de orientar condutores e pedestres que circulam na área, equipes de agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos de mudanças durante os primeiros dias da nova circulação. Além disso, materiais informativos também serão distribuídos para pedestres e condutores a partir desta quinta-feira (20).
 
CICLOFAIXA - A implantação da Ciclofaixa Setúbal se dará em duas etapas. Até o próximo sábado (22), estará concluído o trecho existente na Rua João Cardoso Aires. Já as demais vias terão os serviços de sinalização concluídos até o final do mês de outubro. A nova rota terá 5,5 km de extensão, será bidirecional e seu percurso terá início na Rua Dez de Julho, seguirá pela Rua Copacabana, Av. Mal. Juarez Távora, Rua João Cardoso Aires, Rua Cosmorama e Av. Armindo Moura até chegar na Av. Boa Viagem. Na Rua Dez de Julho, haverá um trecho de ciclorrota, que conectará o equipamento à Estação do metrô Aeroporto. Outro trecho de ciclorrota será implantado na Rua Setúbal, onde fará conexão com o Parque Dona Lindu. A Ciclofaixa Setúbal atenderá os bairros do Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e Piedade e promoverá uma ligação estratégica com o município de Jaboatão dos Guararapes. O novo equipamento compõe a Rede Cicloviária Complementar, implantada pela Prefeitura do Recife em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR), que possui cerca de 58 km de rotas existentes, sendo cerca de 34 km implantados desde 2013.