Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 19.09.18 - 17h20

Jardim Botânico do Recife é homenageado por sua história e trabalho na Alepe

img_alt

Tributo comemora os 39 anos do espaço e reconhece sua importância na preservação da natureza, fomento à pesquisa e no processo de educação ambiental. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

O Jardim Botânico, equipamento municipal da Prefeitura do Recife, foi o grande homenageado, na noite da última terça-feira (18), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – ALEPE. O tributo – de iniciativa dos deputados Eriberto Medeiros (presidente da Casa Joaquim Nabuco) e José Maurício – comemora os 39 anos do espaço e reconhece sua importância para a preservação da natureza, fomento ao conhecimento científico e como instrumento de educação ambiental. A horaria foi recebida pelo vice-prefeito Luciano Siqueira e pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

Na ocasião, Schwambach destacou que o Jardim Botânico do Recife (JBR) passou por uma grande transformação nos últimos 5 anos, que o consolidou como um dos equipamentos públicos mais queridos pelos recifenses, ponto turístico da cidade e uma referência em conservação da natureza. “O Jardim Botânico tem desempenhado hoje um papel fundamental no processo conservacionista e educacional, com o objetivo de ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade, da pesquisa científica e do desenvolvimento sustentável. Toda essa transformação vivida nos últimos anos também cumpriu uma importante missão no serviço público: fazer a população se apropriar do espaço, valorizar o local e lhe incluir na sua programação”, disse citando que o JBR recebe mais de 100 mil visitantes por ano.

O secretário também agradeceu o empenho e a dedicação de todo equipe, entre técnicos, funcionários, administradores e estagiários que atuam diariamente na gestão e no atendimento ao público. “Gostaria de destacar e valorizar o trabalho de toda a equipe do Jardim Botânico, parte dela aqui presente. É uma equipe pequena para uma área grande e que tem feito um esforço fantástico. Com a crise financeira que o país atravessa, a gente tem feito mais com menos. E assim, temos conseguido manter o equipamento funcionando e o atendimento à população. Isso só é possível graças a nossa equipe”, afirmou.

Da mesma forma, o deputado José Maurício ressaltou a história do equipamento e parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe do JBR. “Trata-se de um exemplo de dedicação exclusiva ao meio ambiente e à difícil missão de promover a educação ambiental em um país tão rico em biodiversidade, mas que ainda carece de muito zelo ao seu patrimônio natural. Logo, para o bem do nosso povo, para o incentivo à educação ambiental e, principalmente, para a proteção dos nossos ecossistemas naturais, nada mais justo que essa casa preste sua honrosa homenagem ao Jardim Botânico do Recife e que venham mais 39 anos de história e amor à natureza”, colocou.


Jardim Botânico
 - Criado em 1º de agosto de 1979, o JBR ocupa uma área de 10,7 hectares, sendo um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Recife completamente estruturado para receber o público. Com uma equipe qualificada, é considerado um dos cinco melhores do Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente. O equipamento está situado no km 7,5 da BR 232, no Curado, e possui sete jardins temáticos (plantas medicinais, palmeiras, bromélias, cactos, orquídeas, plantas tropicais e Jardim sensorial), além de diversas trilhas. Abre de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita