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Saúde | 19.09.18 - 10h19

PCR amplia estratégias para facilitar acesso dos homens ao serviço de saúde

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Horário estendido permite atendimento dos pacientes entre 17h e 21h, e aos sábados. Calendário está disponível no Portal da PCR. (Foto: Cortesia)

 

“Saio de casa para trabalhar quase de madrugada, logo cedo, há 14 anos, qual o tempo que tenho de ir ao médico?”. A realidade de José Erick, de 47 anos, que trabalha como motorista de ônibus, é quase unânime entre os pacientes do SUS. Pelo menos nas unidades de saúde da capital pernambucana o cenário começou a mudar, graças a iniciativa da Prefeitura do Recife de estender o horário de atendimento na rede. Ao longo do mês, a ação acontece em diversas unidades, cujo calendário está disponível aqui.

O Terceiro Turno (horário estendido) é uma das estratégias para aproximar os homens do serviço de saúde. O atendimento acontece das 17h às 21h, nos dias de semana, e das 8h às 12h, aos sábados. “Os homens têm em média uma expectativa de vida de sete anos a menos do que as mulheres. Além disso, vários estudos mostram que os homens procuram menos os serviços de saúde para prevenção e promoção. Um dos obstáculos que eles mais falam é a questão do acesso, o horário das unidades”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia.

Oportunidade que possibilitou o mestre de obras Valdir Alves, de 51 anos, de fazer o tratamento contra a tuberculose. “Dá tempo de sair do trabalho e ainda passar em casa, para tomar um banho, antes de vir para o médico”, relatou. Na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio, localizada no Morro da Conceição, onde mora, foi o local onde Seu Valdir teve o diagnóstico e realiza o tratamento da doença. “Quando ele chegou aqui, ele estava muito adoentado. Fiquei impressionada com a assiduidade dele. Talvez porque aqui a gente possibilite que ele venha ao posto à noite, porque é mais tranquilo, mais discreto”, contou a enfermeira Robécia Assunção.

Durante as consultas, o usuário recebe o Cartão do Homem, uma ferramenta criada no Recife, onde fica registrado o histórico da visita dele ao serviço. “É uma forma de fazer com que o homem se sinta parte do processo de cuidado”, explicou a coordenadora da Política de Saúde do Homem, Rafaela Marques. De acordo com ela, além do acolhimento e atendimento clínico, os pacientes podem ser atendidos pelo dentista, fazer atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.