Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.10.17 - 21h09

Semana do Brincar anima tarde de 220 crianças na comunidade do Coque

img_alt

Alunos da rede municipal brincaram com jogos de tabuleiro, disputaram corrida de saco e assistiram a uma contação de histórias (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

 

“Quem quer brincar?”, perguntou a professora. “Eu!”, exclamaram cerca de 220 estudantes, de 6 a 10 anos, da Escola Municipal do Coque, que passaram a tarde brincando com jogos de tabuleiros, participaram de rodas de capoeira, disputaram corridas de saco e assistiram a uma contação de história. A atividade fez parte da Terceira Semana do Brincar do Recife, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH), em parceria com as Secretaria Municipais de Educação, Saúde e de Turismo, Esportes e Lazer. Com o tema “Online ou offline, o importante é brincar juntos”, a Semana do Brincar se encerra nesta sexta-feira (20), com banho de mar assistido para crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem e com palestra no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), nas Graças.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, acredita que a programação da Semana do Brincar fortalece a cultura da paz entre as crianças e também os vínculos escolares. “Através dessas atividades, podemos promover o pleno sentido do brincar, que é de extrema importância para o desenvolvimento infantil e para interação na escola. Precisamos estabelecer a cultura de paz desde a infância, estimular o processo educativo, o respeito ao próximo e o desenvolvimento da criança através das brincadeiras. Nenhuma criança pode trabalhar; brincar é um direito dela que tem que ser garantido”, destacou a gestora.

De acordo com a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, a Semana do Brincar é uma estratégia da política de direitos humanos da Prefeitura do Recife para fazer com que a criança garanta o seu espaço e seus direitos. “É importante mostrar para as nossas crianças que elas são sujeitos de direitos. A programação da Semana do Brincar traz elementos da política pública de direitos humanos de forma prática, através de elementos lúdicos e pedagógicos, para que as crianças entendam que as instituições se preocupam com a garantia da cidadania delas”, disse a gestora.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal do Coque, Ana Paula Alcântara, contou que foi a primeira vez que a unidade de ensino recebeu a programação da Semana do Brincar. “Falar sobre brincadeira ajuda a criança a direcionar o seu pensamento infantil. Tudo que é lúdico e que traga aprendizado para eles é muito positivo”, disse a professora.

O estudante David Gabriel Aguiar, de 10 anos, adorou a história contada por uma das professoras sobre uma bruxa má que foi perdoada e passou a só fazer o bem às pessoas. “Gostei de ver os meus colegas com medo da bruxa, que depois ficou boazinha”, disse o menino, que logo correu para brincar no pátio.

PROGRAMAÇÃO - A Semana do Brincar começou na última segunda-feira (16), com contações de histórias, aulões de dança, jogos de damas, memória e dominó; bate papo e exposição sobre a história do videogame, entre outras atividades recreativas ao longo de toda esta semana. As ações foram destinadas adiferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura do Recife encerra a Terceira Semana do Brincar do Recife com banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem. A ação “Brincando também se inclui” é promovida pela SDSJPDDH na arena do Projeto Praia sem Barreiras, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. A ação terá como público os alunos de cinco escolas municipais do Recife, crianças que vivem numa casa de acolhida e outras crianças que estiverem na praia, das 9h às 11hdesta sexta. 

Também na manhã desta sexta, a PCR promove a palestra “Do brincar que cala ao brincar que fala", na Uninassau, nas Graças. Os palestrantes João Villacorta e Alexandre Nápoles falarão da importância da interação das crianças com os pais e responsáveis durante as brincadeiras para o fortalecimento de vínculos familiares.

EMPULSEIRAMENTO - Apesar da Terceira Semana do Brincar se encerrar na sexta, a programação da PCR em comemoração ao Mês das Crianças vai até o fim do mês. No próximo sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. 

A atividade promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente do Recife conta com o apoio da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS) e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ações de empulseiramento como esta já foram realizadas na Praia de Boa Viagem, no carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, entre outros.

SEMINÁRIO - A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

DATA

AÇÃO

LOCAL


Sexta (20/10)

8h às 12h


Palestra: "Do brincar que cala ao brincar que fala". Palestrantes: João Villacorta e Alexandre Nápoles. Aberta ao público.

 

 

 

Uninassau

Rua Fernando Lopes, n° 778, Graças. Auditório Capiba (colado com o Bloco C) 

 


Sexta (20/10)
9h às 12h


“Brincando também se inclui” - Banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência.


Arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

 

Sábado (21/10)
9h às 11h

 

 

Distribuição de pulseiras de identificação para crianças


Praia do Pina


Terça-feira (31/10)

8h às 18h


Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz. Aberto ao público

 

Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.