Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.10.18 - 18h46

Semana do Brincar leva crianças com deficiência para a praia de Boa Viagem

img_alt

A programação promovida pela Prefeitura do Recife continua na tarde da próxima segunda, quando haverá brincadeiras com jogos de tabuleiros para as crianças atendidas no CAPS Zaldo Roch, na Encruzilhada (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A programação da 4ª Semana do Brincar, que está sendo promovida pela Prefeitura do Recife até a próxima terça-feira (23), levou à praia de Boa Viagem cerca de 100 crianças e adolescentes com deficiência, nesta sexta-feira (19). Eles tomaram banho de mar assistido, juntamente com os pais ou outros responsáveis, e participaram de partidas de vôlei sentado dentro do projeto Praia sem Barreiras.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Turismo, Esportes e Lazer, a Semana do Brincar 2018 começou na última segunda-feira (15) e prossegue até a próxima terça-feira (23) em diversos espaços da cidade. Na tarde da próxima segunda-feira (22), haverá brincadeiras com jogos de tabuleiros com as crianças atendidas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Zaldo Roch, na Encruzilhada.

Com o tema “Brincando se fortalece o afeto”, a 4ª Semana do Brincar se encerra na terça, com uma visita ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Os visitantes serão crianças das casas de acolhida do Recife, do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), do Centro de Referência para o Cuidado das Crianças, Adolescentes e Famílias em Situação de Violência (Cercca) e da Escola Municipal do Pilar, vizinha ao equipamento público.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, disse que este foi o segundo ano consecutivo que o banho de mar assistido do Projeto Praia sem Barreiras foi incluído na programação da Semana do Brincar. “Mais uma vez o sucesso foi total. A ação garantiu a inclusão e socialização ao reunir, tanto no banho de mar quanto nas partidas de vôlei sentado, pessoas com e sem deficiência, lado a lado”, ressaltou a gestora da SDSJPDDH.

Usuário de cadeira de rodas, Isaque Nascimento, de 10 anos, era só alegria. “Mergulhei, lanchei, joguei vôlei e fiz muitos pontos na partida. Foi tudo muito legal”, ressaltou o menino. O pai de Isaque, Ezequiel Ferreira, tomou banho de mar junto com o filho e os monitores do Praia sem Barreiras. “Quando dei por mim já estava todo molhado ao lado dele. Fiz questão de acompanhá-lo. Acho esse projeto super válido”.

Moradora do Arruda, Sandra Evaristo também fez questão de acompanhar a filha, que é usuária de cadeira de rodas. “Eu gostei muito de ver que ela conseguiu mergulhar com segurança. Acho essa ação muito boa e inclusiva”. Graziele Evaristo, de 13 anos, concordou com a mãe. “Sempre gostei muito de vir para praia, mas nem sempre podia mergulhar. Agora posso. Adorei o passeio”.

O projeto oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência, de sexta a domingo, das 8h às 12h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. A arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7, conta ainda com uma quadra para a prática do vôlei sentado, piscina para crianças com deficiência e ginástica com apoio da Academia Recife. Nos quatro anos do Praia sem Barreiras, mais de sete mil pessoas foram beneficiadas.

O acesso à área do projeto acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do Praia sem Barreiras. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

 

Confira a programação restante da 4ª Semana do Brincar:

 

Segunda-feira (22)

15h - Atividades com jogos de tabuleiro no CAPS Zaldo Roch, na Encruzilhada.

 

Terça-feira (23)

14h às 16h - Visita de crianças da comunidade do Pilar, do Cervac, do Cercca e de casas de acolhida do Recife ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife.