NOTÍCIAS

Cultura | 19.11.11 - 14h15

Codecir promove Simulado Participativo de Prevenção de Desastres

A ação aconteceu na manhã deste sábado (19) e envolveu 150 famílias da Comunidade Buraco do Sapo, na UR-10

[caption id="attachment_10133" align="alignright" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]



Por Kellen Lima

“A Codecir informa: fortes chuvas para as próximas 12h. Orientamos a população a deixar suas casas”.  Foi a partir dessa mensagem enviada para os celulares de 40 famílias da comunidade Buraco do Sapo, na UR-10, que teve início, na manhã deste sábado (19), o Simulado Participativo de Prevenção de Desastres. A ação foi promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), contando com as parcerias da Emlurb, Orçamento Participativo (OP), Cruz Vermelha-PE e Compesa.

Com o intuito de preparar a população para situações de risco, devido às precipitações pluviométricas, o Simulado faz parte do Programa Operação Inverno, que atua permanentemente no sentido de orientação e prevenção. “Esse exercício é uma experiência de preparação dos moradores da área de risco, para que eles saibam como se comportar no caso de chuvas fortes. Com ele queremos criar uma cultura preventiva para situações ocasionadas em razão dos efeitos climáticos”, disse Keila Ferreira, coordenadora da Codecir.

Alertas sonoros produzidos por apitos também foram utilizados como recurso para que os 150 participantes do Simulado evacuassem a aérea e se deslocassem para o local de abrigamento. “Nossos voluntários da Cruz Vermelha, as lideranças comunitárias e delegados do OP executaram esse papel, com grande êxito. Tivemos quatro rotas de fuga pré-definidas, enquanto os voluntários orientavam as pessoas para se dirigirem ao local seguro.  Em apenas 10 minutos toda a área foi evacuada”, explicou Alisson Calixto, Coordenador de Respostas a Desastres, da Cruz Vermelha – PE .

Na ocasião também foram encenadas situações em que pessoas feridas precisaram de socorro. Para isso, os próprios integrantes da comunidade foram os atores, enquanto os socorristas da Cruz Vermelha efetuavam os primeiros socorros. “Acho tudo isso muito importante. A gente mora em um morro e nunca se sabe quando vai cair uma chuva forte. Eu tenho quatro crianças em casa e me preocupo. Mas assim, sabendo do que pode acontecer e como a gente deve agir, dá até para ficar mais sossegada”, disse a dona de casa, de 35 anos, Midian Pontes de Lima, moradora da comunidade.

Balanço – “O saldo é positivo, superou as nossas expectativas”, avaliou Keila, que também lembrou a relevância do envolvimento da comunidade com a ação. “No caso de um desastre, se por alguma razão, a Defesa Civil não consiga chegar a tempo, é importante que as pessoas saibam como agir, e prevenir os acidentes. Esse é o papel da Defesa Civil, é por isso que estamos aqui”, finalizou.

Para que o Simulado Participativo de Prevenção de Desastres acontecesse, 60 profissionais – entre Codecir e Cruz Vermelha – participaram da ação, que foi acompanhada de perto pela Defesa Civil de Palmares, com fins de aprendizado. Já as famílias envolvidas no programa, receberam certificados de participação.

Este é o segundo simulado preventivo realizado no Recife. Em maio deste ano, a gestão municipal atuou em evento similar, o 1º Simulado de Preparação para Desastres, promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.