NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 19.11.15 - 11h17

PCR e Junior Achievement promoveram o projeto Empresário Sombra Por um Dia nesta quarta-feira (18)

img_alt

Estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho do prefeito Geraldo Julio e de secretários municipais. Atividade integrou a Semana Global do Empreendedorismo. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Nesta quarta-feira (18), 23 jovens de escolas públicas tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho do prefeito Geraldo Julio e de secretários municipais. Eles participaram do projeto Empresário Sombra Por um Dia, promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com a ONG Junior Achievement, com o objetivo de aproximar estudantes e profissionais. No início do dia, eles receberam as boas vindas no gabinete do prefeito, de onde seguiram para assumir seus postos de "sombra" ao lado dos gestores públicos até o final da tarde. A atividade integrou a programação da Semana Global do Empreendedorismo, que segue até o domingo (22).

"Achei muito interessante a experiência de poder conviver com uma secretária municipal e toda a equipe. Deu para ter uma ideia sobre como é gerenciar a cidade", afirmou Jonathan Barreto, de 17 anos, que já se prepara para abrir a primeira empresa. Para Vitor Gabriel, de 16 anos, a atividade foi muito válida. "É muito legal ver os dois lados, tanto o da população como também o da administração pública", disse.

Os jovens selecionados para participar do projeto Empresário Sombra Por um Dia são estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) e da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Anteriormente, eles já haviam participado do programa Miniempresa, no qual a Junior Achievement proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa para alunos do 2º ano do Ensino Médio.

SEMANA - Na tarde desta quarta-feira (18), cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Pedro Augusto, na Boa Vista, conheceram um pouco do universo empresarial, em mais uma atividade da Semana Global do Empreendedorismo. Eles participaram da palestra Introdução ao Mundo dos Negócios, ministrada pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, que foi capacitada pela Junior Achievement. Divididos em grupos, os estudantes foram orientados a desenvolver o planejamento de uma empresa e conversaram sobre empreendedorismo.

Ainda na Escola Municipal Pedro Augusto, uma outra turma de estudantes recebeu uma palestra sobre a importância da proteção de marcas e patentes ministrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e também sobre os perigos e danos do consumo ilegal de produtos ministrada pela Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PE.

Além disso, um novo polo de atividades da Semana Global do Empreendedorismo se iniciou hoje: o Forte das Cinco Pontas. Coordenado pelo projeto Papo de Universitário, o local conta com palestras direcionadas a jovens universitários, das 9h às 17h, até a sexta-feira (20). Negócios de impacto social, carreira, gestão e marketing, oratória são algumas das temáticas que serão abordadas.

No Polo Instituto JCPM (Avenida República do Líbano, 251, Pina), as palestras e workshops voltados para empresários e lojistas chegam ao fim nesta quarta-feira (18), das 8h às 18h. Inteligência emocional, criatividade empreendedora, a importância da proteção das marcas e patentes, marketing e empreendedorismo, comunicação e liderança, empreendedorismo social, workshop para desenvolvimento pessoal e de negócios foram alguns dos assuntos abordados no local.

Já a Associação Comercial de Pernambuco (Praça Rio Branco, 18, Marco Zero) promove até sábado (21), das 18h30 às 21h, mesas temáticas sobre proteção de marcas e patentes, economia criativa, associativismo, gestão de pessoas e outros temas. No domingo (22), o local recebe o encerramento da Semana Global do Empreendedorismo, das 15h às 18h.

A Semana Global do Empreendedorismo está sendo promovida pela Prefeitura do Recife até o domingo (22) com palestras, mesas temáticas, workshops e oficinas espalhadas por polos descentralizados. A iniciativa é um movimento mundial encabeçado pela Endeavor, que convidou a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife para coordenar o comitê local do evento, mobilizando instituições acadêmicas, iniciativa privada, ONGs e poder público a se engajarem na realização de atividades voltadas para a temática com o propósito de fomentar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no Recife. As atividades são abertas ao público e têm acesso gratuito. A programação completa está disponível no site da Prefeitura: www.recife.pe.gov.br.