NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.11.15 - 11h08

Racismo e Futebol em debate no estádio do Arruda


Em continuidade às comemorações alusivas ao Mês da Consciência Negra, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em parceria com o PAC Beberibe e o time do Santa Cruz, realiza nesta quinta-feira (19), às 14h, nas dependências do Arruda, a roda de diálogo intitulada “Racismo e Futebol”, para um grupo de adolescentes moradores dos bairros situados no entorno do estádio.

Na ocasião, o grupo vai participar de um cine debate para estimular a discussão sobre o racismo no futebol. Em seguida, acontece um bate papo descontraído com o atual treinador da equipe profissional do Santa Cruz, Roberval Ramos, finalizando com um tour pelas dependências do José do Rego Maciel.

Este é o segundo momento do encontro. Na terça-feira (17) a mesma atividade ocorreu e mostrou-se um enorme sucesso. Os jogadores deram autógrafos e conversaram com os adolescentes, todos encantados com a oportunidade de ver seus ídolos de perto.

Como relata a Chefe de Divisão da Gerência de Igualdade Racial da PCR que conduziu a atividade, Girlana Diniz. “Concluímos a visita com um tour pelo estádio e claro, com direito a fotos e autógrafos dos jogadores. Os olhos das crianças e adultos que os acompanhavam brilhavam de encantamento”.

Ainda segundo Girlana, afora o momento com os jogadores o debate e toda atividade foi bastante enriquecedor. “Começamos com um cine debate muito produtivo sobre o racismo na infância. Em seguida ouvimos a historia do Santa Cruz e o porquê da escolha das suas três cores, em homenagem as três raças. Acompanhamos o ensaio do Grupo de dança e percussão “Pé no Chão” com a participação de dois africanos onde ao final fizemos uma roda de diálogo”. Estima-se para os dois dias da ação um total de 100 adolescentes.

 

Serviço:

Cine Debate “Racismo na Infância” e visita ao estádio do Arruda

Data: 19 de novembro (quinta-feira)
Local: Estádio do Arruda
Horário: 14h