Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.11.16 - 17h16

Usuários da Academia da Cidade são exemplo de cuidado com a saúde

img_alt

Experiências são apresentadas no 5 Seminário ocorrido na manhã deste sábado (19) (Foto: Cortesia)

 

“Perdi oito quilos, deixei o cigarro e passei a cuidar da minha alimentação. Hoje, corro 18 quilômetros. Quando comecei a praticar exercícios na Academia da Cidade, não conseguia nem caminhar direito, faltava resistência. Minha vida mudou graças ao incentivo dos profissionais desse projeto e das atividades físicas”, relatou Maria Luciene Gonçalves, usuária da Academia da Cidade do Sítio da Trindade, no Bairro de Casa Amarela. Experiências como essa de Dona Maria Luciene, de 48 anos, fizeram parte do 5º Seminário do Programa de Academia da Cidade (PAC) realizado na manhã deste sábado (19), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, na Universidade Federal de Pernambuco. 

Cerca de 150 professores de Educação Física, estudantes, usuários e gestores da Secretaria de Saúde do Recife tiveram a oportunidade de discutir o tema “Responsabilidade social do profissional de educação física”, com o objetivo de promover o diálogo entre todas as partes, relatar experiências e fazer o planejamento de metas, para aprimoramento do Programa para o próximo ano. “Vamos inovar, buscar maneiras de atingir outros grupos para a prática de atividade física, criar novas maneiras de atrair os homens, jovens, crianças e obesos”, sugeriu Jailson Correia, Secretário de Saúde do Recife.

Na ocasião, 16 certificados foram entregues para os profissionais que se destacaram este ano. Adreya Eloy, professora do Polo Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, foi uma das homenageadas. “Estou feliz com o reconhecimento, acho importante para continuarmos seguindo em frente. Esse é um momento de confraternização e avaliação, além de nos permitir a troca de conhecimento”, falou a profissional de Educação Física.

Os profissionais apresentaram por meio de slides algumas experiências exitosas como o relato da experiência do polo da Ilha de Joaneiro, no bairro de Campo Grande, que criou uma maneira de minimizar as dores crônicas dos usuários, atingindo um resultado de melhora em 100% dos casos. ”Resultados como esse nos faz sentir orgulho do nosso trabalho. Esse é o momento de mostrarmos para todos o quanto vale a pena a dedicação, a recompensa vem como fruto de um serviço bem executado”, disse Ricardo Menezes, coordenador do Programa Academia da Cidade.

Fizeram parte do evento e da distribuição dos certificados a secretária Executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, Rosângela Albuquerque, representante do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Renato Magalhães, representante dos profissionais do Programa de Academia da Cidade, Zelma Pessoa, Gerente Geral de Políticas Estratégicas e Ana Beatriz Vasconcelos, Gerente de Atenção Básica. 

O Programa de Academia da Cidade atualmente têm 42 polos implantados no Recife. Destes, 32 foram requalificados e 03 entregues na atual gestão.