Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.11.21 - 15h55

Música, poesia, artes visuais e cinema para celebrar o Dia da Consciência Negra

img_alt

De hoje (19) até o próximo dia 8 de dezembro, vai ter programação cultural gratuita e diversificada nos pátios de São Pedro e do Carmo, com encerramento cinematográfico, no Teatro do Parque. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Para celebrar as tradições de matriz africana, dentro das comemorações do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, promovidas pela Prefeitura do Recife, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com o Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial e o Núcleo Afro, realizarão uma extensa programação de apresentações, discussões e celebrações, que tomarão conta do Pátio de São Pedro, Pátio do Carmo e espaços culturais da cidade, estendendo-se até o mês de dezembro.

A partir de hoje (19), a festa está garantida no Pátio de São Pedro, entorno histórico dos mais importantes da cidade e um dos mais representativos símbolos e redutos do movimento negro recifense. Das 16h em diante, vai ter contação de história, performances de dança, Slam das Minas PE e apresentações de blocos afro, além de cortejo de afoxé saindo da Praça do Diário para desaguar no Pátio.

Amanhã (20), a efeméride começa a ser celebrada mais cedo. Ainda pela manhã, a partir das 10h, será realizado um Workshop tranças e dreads, no Núcleo Afro. Às 14h, marcando a abertura da VIII Jornada de Direitos Humanos, haverá o lançamento da exposição Agosto da Jurema, que apresentará memórias, linguagens e imagens de 21 “Terreiros de Jurema”, das seis Regiões Político-Administrativas do Recife, para a celebração da Jurema como manifestação religiosa, cultural e social. A mostra acontece no Centro de Design do Recife, que fica na Casa 10, no Pátio de São Pedro. Depois o Pátio se encherá de atividades, como performance de DJ, Batalha da Escadaria e encerrando com uma apresentação de Lucas e Orquestra dos Prazeres, a partir das 20h.

A partir do dia 23 de novembro, o Pátio do Carmo passa a sediar as celebrações culturais do Mês da Consciência Negra, com feira de afro-empreendedorismo a partir das 15h e uma edição especial da Terça Negra, a partir das 19h, com apresentações do Maracatu Sol Brilhante, Afoxé Povo de Ogunté e Afoxé Obá Iroco.

A terça seguinte (30) também será negra no Pátio do Carmo, com apresentações do Maracatu Encanto do Dendê, Coco na Pisada do Mestre e Afoxé Filhos de Ayrá. Uma segunda edição da feira de afro-empreendedorismo tomará conta daquele pátio também negro, porque histórico.

A programação só será encerrada com a Mostra Baobá Cine, de filmes Africanos, no Teatro do Parque, entre os próximos dias 6 e 8 de dezembro.

 

PROGRAMAÇÃO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA 19/11

Pátio de São Pedro

16h - Sessão de contação “O Ifá Contou”, com Kemla Baptista, do Caçando Estórias

17h – Performance de dança do Grupo Frevo, Capoeira e Passo

18h - Slam das Minas PE

19h - Bloco Afro Daruê Malungo, Raízes de Quilombo

20h - Bloco Afro Araylê, Obanijé

21h - Bloco Afro Lamento Negro, Obirim

Praça do Diário

17h - Cortejo de Afoxés Ara Ode Elegbara, Omulu Pa Keru Awo Yamim Bale Gile e Oya Alaxé, da Praça do Diário até o Pátio de São Pedro

                                                                                   

DIA 20/11

Pátio de São Pedro

10h - Workshop tranças e dreads, do Salão Afro Gana, no Núcleo Afro (para inscritos)

14h - Abertura Exposição JUREMA, no Centro de Design

15h - Sessão de contação “O Ifá Contou”, com Kemla Baptista, do Caçando Estórias

15h - Segunda etapa do Workshop tranças e dreads, do Salão Afro Gana, no Núcleo Afro (para inscritos)

16h - Performance DJ Geo

17h - Desfile de moda Africana, com o estilista Senegalês Lassana Mangassouba

19h - Batalha da Escadaria(Du Rap)

20h - Lucas e Orquestra dos Prazeres

 

DIA 23/11

Pátio do Carmo

15h - Feira de Afro-empreendedorismo (Quilombar/ Mulheres Pretas)

19h - Terça Negra Especial, com shows do Maracatu Sol Brilhante, Afoxé Povo de Ogunté e Afoxé Obá Iroco

 

DIA 25/11

Pátio de São Pedro

14 às 16h - Palestra com Ester Monteiro. INRC Afoxés de Pernambuco, na Casa do Carnaval

 

DIA 30/11

 

Pátio do Carmo

15h - Feira de Afro-empreendedorismo (Quilombar/ Mulheres Pretas)

19h - Terça Negra Especial, com shows do Maracatu Encanto do Dendê, Coco na Pisada do Mestre e Afoxé Filhos de Ayrá

 

DIAS 6 a 8/12

 

Teatro do Parque

Mostra Baobá Cine, de filmes africanos