Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 19.11.21 - 17h48

Prefeitura do Recife prepara programação para celebrar o Mais Vida nos Morros na Iputinga

img_alt

Oficina de Produção de Mudas (Foto: Edson Alves/divulgação)

 

O programa realizou a pintura de fachadas de 90 casas do bairro e a requalificação da pracinha da Rua David Nasser

 

Para celebrar o encerramento do Mais Vida Iputinga e marcar o início de um novo ciclo, baseado nos conceitos da inclusão e sustentabilidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), preparou uma programação especial que marca a conclusão dos trabalhos realizados pelo programa Mais Vida nos Morros na área. Durante a próxima semana, os moradores da região participarão de atividades culturais, recreativas, oficinas e poderão contar com serviços de saúde gratuitos, a partir de uma parceria com as secretarias de Saúde, Esportes, Turismo, Segurança Cidadã e CTTU.

 

Na segunda-feira (22), às 14h, os alunos, professores e moradores das proximidades da Escola Municipal São Domingos serão convidados a participar da caminhada com a Liga de Super Heróis da CTTU. O roteiro segue até a pracinha da Rua David Nasser, que foi totalmente requalificada pelo programa. Logo depois, às 15h, o Compaz Dom Hélder Câmara abrirá espaço para um piquenique literário que reunirá os participantes em uma grande contação de histórias. A última atividade do dia está marcada para 16h, com uma apresentação de artes marciais, realizada também no Compaz.

 

Já na quarta-feira (24), a programação começa às 14h, com oficina de Culinária Sustentável, que será seguida pela oficina de Produção de Mudas, às 15h, ambas com inscrições abertas para o público em geral e realizadas na hora do evento. A programação do dia se encerra, às 16h, com um piquenique comunitário. As três atividades acontecerão na pracinha da Rua David Nasser.

 

A celebração na comunidade terá seu ponto alto no sábado (27). Das 8h às 12h, também na pracinha, uma parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizará serviços de aferição de pressão arterial, orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos, vacinação contra a Influenza e o Bora Testar (Teste rápido de Covid). Também estão programadas para o mesmo dia uma palestra sobre a importância do cuidado integral à Saúde do Homem, em alusão ao Novembro Azul, distribuição de máscaras, realização de exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos (é preciso apresentar CPF ou Cartão SUS) e a realização de atividades físicas, por meio da parceria com a Secretaria de Esportes. 

 

Em paralelo às ações de saúde, os moradores também poderão participar de outras atividades. A primeira atração será um aulão de zumba que acontecerá às 9h. Depois, às 10h, a apresentação musical da banda Orquestra dos Bichos promete encantar os meninos e meninas do bairro. Na sequência, a animação fica por conta da apresentação de grupos de animadores culturais.  

 

INTERVENÇÃO - A intervenção do Mais Vida nos Morros na Iputinga durou 120 dias úteis e incluiu a pintura das fachadas externas de 90 casas, além da requalificação da principal área de lazer da comunidade: a pracinha localizada no final da Rua David Nasser. O espaço foi todo revitalizado e agora conta com sete pequenas áreas distintas, cada uma com o objetivo de beneficiar diferentes públicos, de todas as idades. Todos os serviços de infraestrutura foram realizados a partir de uma parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

 

O parque infantil foi requalificado e ganhou três novos brinquedos (gangorra para primeira infância, um conjunto de tocos coloridos e a arco íris - conjunto de arcos). Além disso, houve troca da areia e o espaço recebeu um reforço na iluminação em LED. O parquinho passou a contar ainda com três bancos e pinturas lúdicas para despertar a imaginação da criançada.

 

Já o campinho foi contemplado com a instalação de dois novos refletores, troca da areia e recuperação das barrinhas. O terceiro espaço da pracinha é a área de piquenique, que ganhou dois conjuntos de mesa, nova iluminação, papeleira e complementação de instalação do piso. A quarta área, Movimente-se, é um convite para que as pessoas larguem o sedentarismo e aproveitem para se mexer. O espaço contou com a recuperação de duas pranchas de exercício, e implantação do módulo de ginástica Boa Forma, instalado pela Secretaria de Esportes.

 

A quinta área da pracinha é um estímulo para imaginação e foi o lugar escolhido para a instalação do “Banco Doido”, uma peça de mobiliário urbano que combina brincadeira e descanso, onde as crianças podem explorar o espaço entre descidas e subidas. Os dois últimos espaços são a área de estar e conversa, com três conjuntos de mesas e bancos e o jardim.

 

O programa Colorindo o Recife, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, também esteve presente na praça da Rua David Nasser, colorindo uma área de mais 215 metros com arte urbana. Os 10 murais foram criados a partir da escuta dos moradores e dos artistas envolvidos, que participaram de oficinas e reuniões comunitárias. Os responsáveis por trazer mais cor e vida para o local são os artistas César Éter, Fábio Maia Cartunista, Mila Barros, Gabriel NK, Alado Rufino, Charada, Cardeal e Luciano Ferreira. 

 

MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 55 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil famílias. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.

 

O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. O programa conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.