NOTÍCIAS

| 19.12.13 - 17h58

Ciclo Natalino com apresentações em três polos nesta sexta (20)

[caption id="attachment_41997" align="aligncenter" width="680"] Ciclo Natalino continua com três polos nesta sexta-feira (20). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Nesta sexta-feira (20) três polos terão programação do Ciclo Natalino do Recife. Na estreia do Pátio de São Pedro, às 18h, o chorinho pernambucano de Danda e Seu Regional de Ouro, seguido pelo samba de Jorge Riba. Às 20h40 é a vez de Lucas dos Prazeres assumir o palco do Pátio de São Pedro. Nessa apresentação, o multi-instrumentista decidiu colocar em primeiro plano a sua afinada voz, a serviço de um baile instigado.

No repertório, músicas de artistas que Lucas admira e com quem já circulou em turnê, como Pedro Luís, Nação Zumbi, Lula Queiroga e Chico César. Essa é a primeira vez que Lucas dos Prazeres será acompanhado por uma banda, diferente dos seus últimos projetos, onde os instrumentos percussivos dominavam o palco. O suíngue fica por conta da guitarra de Yuri Queiroga, do baixo de Lucas Crasto, da viola de Pepê de Cavaleiro, da percussão de Amendoim, da bateria de Perna, e dos metais, com Parrô no sax, e Deco no trombone.

Já às 22h, o cantor e compositor Dino Braia faz o pré-lançamento do seu novo disco, DNA Brasil. Produzido por Dino Braia e Roger Freret, com capa de Jorge Du Peixe, da Nação Zumbi e Valentina Trajano, o álbum homenageia algumas das principais referências artísticas de Dino, mostrando em suas composições uma bela mistura de ritmos como maracatu, baião, embolada-rap, frevo e pós-manguebit. Depois de produzir Alceu Valença por muitos anos, Dino agora investe na sua carreira musical e promete botar o público pra dançar a partir das 22h.

A cozinha das sonoridades fica por conta do baixo (Jean), guitarra (João Neto), bateria (Ito Pereira), teclado (Paulo Barreto), sax (Rafael Carneiro), sax tenor (Gilmar Black), trompete (Papa Légua), e trombones (Cleber Silva e Marcone). Na Praça do Arsenal, às 20h, ocorre a primeira apresentação do espetáculo de teatro popular Brincadeiras de Natal. Escrita pela pesquisadora Carmem Lélis, adaptada e dirigida pelo ator Marcondes Lima, a peça mostra as manifestações mais importantes do Ciclo Natalino do Nordeste Brasileiro, como o Bumba Meu Boi, o Pastoril, o Reisado, o Guerreiro e o Fandango. Enquanto isso, o Cais da Alfândega continua recebendo três apresentações do balé vertical, com projeção na fachada do Paço Alfândega.

O auto de natal moderno conta a história de Jesus, com a participação de cinco bailarinos, suspensos no ar, interagindo com a música e com o conteúdo virtual projetado na arquitetura do prédio. Os horários de cada apresentação são às 19h, 19h40 e 20h20.

Confira abaixo a programação completa desta sexta (20):

20 de dezembro (sexta)

Pátio de São Pedro

18h às 19h – Danda e Seu Regional de Ouro

19h20 às 20h20 – Jorge Riba

20h40 às 21h40 – Lucas dos Prazeres 22h às 23h – Dino Braia

Cais da Alfândega

19h, 19h40 e 20h20 – Videomapping e Balé Vertical

Praça do Arsenal

Das 20h às 22h Espetáculo Brincadeiras de Natal, com Guerreiros do Sol Nascente, Pastoril Infanto-Juvenil Estrela Brilhante, Reisado do Balé Popular do Recife, Bumba Meu Boi Estrela, Geraldo Maia e Banda.