NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.13 - 10h00

Escola Municipal Nadir Colaço promove 1ª Festa Literária (Flinac) até esta quinta (19)

[caption id="attachment_41936" align="aligncenter" width="680"] Mais de 120 estudantes apresentam poemas, leitura de textos autorais e musical de hip hop. Poetas e professores são convidados para roda de debate na escola, que fica na Macaxeira. (Foto: Antônio Tenório/PCR)[/caption]

Em sua primeira edição, a Festa Literária da Escola Municipal Nadir Colaço (Flinac) homenageia o poeta pernambucano Solano Trindade com programação até esta quinta-feira (19). A Flinac envolve cerca de 120 alunos do bairro da Macaxeira em atividades de leitura de poemas, produção de textos e um musical de hip hop, além de debates com poetas e professores convidados.

Nesta quinta, das 14h às 17h, a poetisa pernambucana Madalena Castro, autora do livro Porto dos Sonhos, participará de roda de debate com os estudantes, acompanhada do poeta Fernando Maria, que participou da antologia poética Palavras Desavisadas de Tudo. Na mesma tarde, será divulgado o resultado dos concursos de hip hop e fotografia que envolve os alunos na Flinac.

Na tarde desta quarta-feira (18), os alunos assistiram a debate com a presença da professora doutora de letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gláucia Nascimento, do professor de história Douglas Pinto e da professora de língua portuguesa Joanna Figueiredo. Os convidados debateram a importância das vivências cotidianas para desenvolver o gosto pela leitura.

“A leitura de mundo precede a leitura da palavra, pois precisamos valorizar as experiências de vida para nos ajudar a compreender os textos. Muita gente diz que não gosta de ler, mas para entender os textos é preciso ter atenção nas ações cotidianas que vão ajudar uma leitura mais fácil”, ressaltou Gláucia Nascimento.

A professora Karla Eusébio, uma das organizadoras da Flinac, comemorou o resultado da dedicação dos estudantes na preparação para o Festival Literário da Escola Nadir Colaço. “Estamos gratificados com o envolvimento dos alunos. Eles pesquisaram bastante e estão se apresentando com muita desenvoltura. Decidimos por Solano por ele ser considerado o poeta do povo e ter lutado pelos negros do país, seguindo o tema do ano letivo deste ano, os direitos humanos”, destacou.

O estudante Alysson Victor, do 9º ano da unidade de ensino, contou que conheceu o gosto pela leitura durante a preparação para a Flinac. “Estou lendo cada vez mais depois que comecei a me preparar para a feira. Isso está me ajudando muito nas outras matérias."