Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.12.18 - 16h02

Estudantes do Projeto Travessia comemoram conclusão do curso

img_alt

Participaram das cerimônias de formatura mais de 600 estudantes da rede municipal de ensino do Recife que concluíram o Ensino Fundamental juntamente com um curso profissionalizante (Foto:Wesley D'Almeida/PCR)

 

A noite foi de celebração para mais de 600 estudantes do Projeto Travessia Recife, que receberam o diploma de conclusão de curso do Ensino Fundamental, juntamente com o curso profissionalizante do Projeto Qualifica. A cerimonia aconteceu ontem (18), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER, na Madalena. O projeto, que funciona em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo diminuir a defasagem entre a idade e a série dos alunos de rede pública e promover qualificação profissional dos alunos.

O Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rogerio Morais parabenizou os formandos que chegaram ao fim deste ciclo escolar. “Hoje é um dia especial, pois graças ao esforço de vocês mais uma etapa foi concluída. Mas lembrem de que não para por aqui, com determinação e dedicação vocês podem conquistar o que quiserem”, destacou o diretor. Morais também lembrou o trabalho duro de professores e equipe técnica para fazer não só o evento acontecer, mas também no aprendizado desses jovens.

O Projeto Travessia está presente em 29 escolas da rede municipal de ensino do Recife, com um total de 43 turmas. Desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Travessia permite a correção de uma distorção de idade-série de quatro anos num período de um ano e meio. O aluno matriculado deixa de assistir às aulas regulares e entra numa turma específica do curso, que é baseado em tele-aulas somadas à presença de um professor mediador em cada sala.

O coordenador pedagógico da Fundação Roberto Marinho, George Lima, ressaltou o desafio enfrentado pelos alunos para concluir o curso e a parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação. "É uma honra mais uma vez estarmos lado a lado neste projeto. Agradeço em especial ao Secretário de Educação Alexandre Rebêlo pela iniciativa. Estamos felizes também com a conclusão desta turma e nosso desejo é que, em 2019, possamos reeditar turmas tão dedicadas quanto essas e mais uma vez parabéns a todos por terem chegado até aqui. A Fundação Roberto Marinho se sente honrada de participar de um projeto como o Travessia", afirmou George Lima.

O aluno Renato da Silva, de 32 anos da Escola Arquiteto Muniz de Oliveira contou que parou de estudar em 2012 e voltou para escola em 2017 porque viu que tinha que correr atrás de seus objetivos e não via outro lugar que não fosse a escola. “Eu tive que estudar para conseguir conquistar meus objetivos. O projeto Qualifica foi muito importante para meu trabalho, porque foi através dele que eu tive noção de administração, como investir meu dinheiro e, por causa dessa experiência, eu pude abrir um negócio na minha casa. Estou muito feliz, agradeço principalmente aos professores, que foram essenciais para meu crescimento”, comemorou.

Além de certificar os estudantes, o projeto tem como objetivo promover a integração e celebração dos estudantes e professores do Projeto Travessia, valorizar a autoestima, incentivar a continuidade do processo formativo dos estudantes e dar visibilidade e reconhecimento às ações formativas e afirmativas da Educação de Jovens e Adultos. No ano passado, pouco mais de 400 estudantes se graduaram através do Travessia e, em 2018, esse número saltou para 670 formandos.