Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.01.17 - 17h56

Inaugurado serviço de Colonoscopia da UPAE do Arruda

img_alt

Unidade fará 144 exames por mês (Foto: Cortesia)

 

A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Deputado Antônio Luiz Filho, no Arruda, iniciou, nesta sexta-feira (20), o serviço de Colonoscopia, exame diagnóstico para doenças inflamatórias intestinais, identificação de pólipos, lesões, câncer de intestino, entre outras. O exame requer um preparo anterior, que também é custeado pela unidade. “Trinta e seis horas antes do procedimento, o paciente vem aqui, recebe orientação e toda a medicação necessária”, explicou Adriana Bezerra, coordenadora geral da unidade. A expectativa é realizar 144 exames por mês, reduzindo a fila de espera pelo procedimento na rede municipal de saúde.

A equipe responsável pela realização da colonoscopia é formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O procedimento é feito com o paciente sedado, que passa por três salas: a do preparo, a do procedimento e a sala de recuperação. Neste primeiro dia, a expectativa dos usuários era grande. “Estou muito feliz, pois estava aguardando por este exame desde setembro de 2015”, afirmou a dona de casa, Carmem de Miranda, 65 anos, residente no Barro.

A dona de casa Hodeva Maria Nery, 59 anos, moradora do Jordão, foi a primeira paciente a passar pelo procedimento na UPAE do Arruda. “Estou me sentindo muito bem. Sem problema”, disse ela, após passar pelo exame feito pela médica endoscopista Camila Ramalho. Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e passar por uma avaliação médica.