Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.01.17 - 17h52

Moradores de Campo Grande participam de ação do Dia do Farmacêutico

img_alt

Foram ofertados diversos serviços na Praça do Hipódromo (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma ação em comemoração ao Dia do Farmacêutico. O evento foi realizado na Praça do Hipódromo, em Campo Grande, e reuniu cerca de 30 profissionais. Noventa e oito pessoas participaram das atividades.

Quem passou pelo local, realizou aferição de pressão arterial e fez o teste de glicemia. Os profissionais também fizeram abordagens sobre como fazer o descarte correto de medicamentos vencidos e inutilizados. Durante o evento, foram recolhidos 6 quilos de medicamentos. A aposentada Ridalma Oliveira, 75 anos, aluna da Academia da Cidade, levou medicamentos vencidos que tinha em casa para descarte e depois realizou os testes.

Além dos serviços de saúde, a população também recebeu orientações sobre arboviroses, com atividades educativas que ressaltavam a importância de combater os focos do mosquito Aedes aegypti. A supervisora e agente de saúde ambiental, Rute Dutra, participou do evento fazendo exposições e interagindo com a população para alertar sobre os perigos dos criadouros do vetor. “O bairro tem um grande índice de pessoas afetadas por arboviroses, dessa forma, podemos chegar mais perto delas e tratar tudo de forma lúdica”, ressaltou Rute.

O farmacêutico do Distrito Sanitário II, Flávio Lago, destacou a importância de a população entender as funções do profissional e falou da necessidade de trazer mais consciência no uso de medicamentos. O descarte de medicamentos foi feito em parceria com profissionais da Academia da Cidade que durante a semana alertaram e explicaram aos alunos sobre o descarte correto. “Hoje trouxemos um recipiente apropriado para o descarte e as pessoas trouxeram seus medicamentos para serem depositados nele. Em seguida, tudo que foi recolhido será levado por uma empresa habilitada para ser incinerado”, explicou Flávio.