Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.01.17 - 17h49

Prefeitura do Recife intensifica manutenção da rede de drenagem

Trabalho complementa a limpeza dos canais, já em execução, e é fundamental para garantir o bom escoamento das águas das chuvas. Iniciativa é mais uma antecipação dos serviços inseridos dentro da Operação Inverno

 

Para complementar o trabalho de limpeza dos canais que está em andamento, a Prefeitura do Recife intensifica, a partir dessa segunda-feira (23/1), a manutenção da rede de drenagem de águas pluviais em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. A iniciativa está a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e é mais uma antecipação dos serviços realizados dentro da Operação Inverno. Até o início do período chuvoso, o município terá investido aproximadamente R$ 600 mil na limpeza e desobstrução de galerias e canaletas em mais de cem pontos.

“A preparação é estratégica para garantir um melhor escoamento das águas da chuva, diminuindo os transtornos para a população. Em dezembro, a Prefeitura já havia iniciado com 90 dias de antecedência a limpeza dos canais. Por isso, também foi importante adiantar o reforço nos serviços de microdrenagem, para que as duas operações acontecessem de forma casada”, explica a diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernandha Batista. Ao todo, foram mobilizados 50 profissionais, totalizando oito frentes de trabalho. A ação começará simultaneamente em todas as RPAs.

A limpeza dos canais já foi concluída em 10 locais e segue em andamento em outros cinco. O serviço engloba, além da retirada de resíduos, a capinação das margens dos canais, com o objetivo de impedir que o material se acumule, causando diversos prejuízos ao funcionamento do sistema de drenagem e transtornos para a sociedade, como alagamentos e a proliferação do mosquito Aedes aegypt. Ao longo do ano, o município investirá R$ 5 milhões na limpeza dos 99 canais que cortam a cidade.

Todo esse trabalho, no entanto, precisa da colaboração e consciência da população, para que evitem jogar lixo em locais públicos e nos canais. Para isso, é importante respeitar o cronograma da coleta domiciliar e utilizar os equipamentos disponibilizados pelo município. 

OUTRAS AÇÕES - Desde 2013, a Prefeitura do Recife disponibiliza equipamentos aptos a receberem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, como opção para que esse tipo de material não seja jogado nos canais. As Ecoestações, como são chamadas, contribuem para a destinação correta do lixo e já receberam mais de 20 mil toneladas de resíduos.

Ao todo, foram instalados oito equipamentos na cidade e eles estão localizados no Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre e Arruda. A população pode entregar uma quantidade de resíduos e entulho calculada em até um metro cúbico por dia de segunda a sábado, das 8h às 16h. Não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico. Para mais informações basta acessar o ecorecife.org ou ligar para a central 156.