Gabinete de Projetos Especiais

NOTÍCIAS

| 20.01.22 - 12h28

PCR inicia restauro da Torre de Cristal no Parque das Esculturas

Com as obras de restauro e reforma das peças que compõem o Parque das Esculturas iniciadas no início de dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife anuncia mais uma importante etapa da intervenção. Ao redor da Torre de Cristal, uma estrutura de mais de 30 metros de altura, estão sendo montados os andaimes para que as obras nessa peça sejam realizadas. Para a segurança dos visitantes, a prefeitura interditou parcialmente o acesso ao Parque enquanto a montagem estiver em curso. As obras são realizadas pelo co-autor do projeto do Parque das Esculturas, Jobson Figueiredo, sendo acompanhadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife. A intervenção será feita em etapas levando um ano até ser totalmente concluída e o valor do investimento feito pela Prefeitura é de R$ 5,5 milhões. 

Um raio de 7m ao redor da Torre de Cristal foi isolado e, por motivo de segurança, o acesso de visitantes precisará ser controlado até o dia 28 deste mês, quando as equipes estimam a conclusão da montagem dos andaimes. Os acessos feitos de barco saindo do Marco Zero e de carro por Brasília Teimosa continuarão abertos, mas as proximidades da Torre terão restrições para preservar a segurança de todos. O trabalho de montagem da estrutura será sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h, com exceção dos finais de semana deste mês de janeiro. Já as obras de restauro da Torre de Cristal estão previstas para serem iniciadas no início de fevereiro e deverão levar cerca de três meses até que esta etapa seja concluída. 

Como foi informado ainda em dezembro do ano passado e cumprindo o cronograma estabelecido, a primeira ação foi o isolamento da base da Torre de Cristal. Com a estrutura de andaimes sendo montado. A Torre de Cristal faz parte do acervo que forma o conjunto de artes plásticas que hoje é um dos principais cartões postais do Recife. Depois será a vez das peças de cerâmica lisa, seguidas da restauração das peças em bronze e, por fim, as cerâmicas esculpidas.