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Agenda do Prefeito | 20.02.19 - 13h11

Em encontro com presidente do Banco Mundial, Prefeito Geraldo Julio destaca superação das metas da Educação no Recife

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Martin Raiser, Diretor do Banco Mundial para o Brasil, está saindo do comando da instituição para assumir nova função na China (Foto: Cortesia)

 

O prefeito Geraldo Julio teve um encontro em Brasília, na manhã desta quarta-feira (20), com o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, e destacou a parceria com a instituição para o desenvolvimento da educação pública no Recife. Raiser está de partida para a China e o prefeito aproveitou o momento para agradecer pela colaboração. O Recife cumpre todas as metas do SWAp de Educação, firmado com o Banco em 2012.

"O Banco Mundial tem sido um grande parceiro da Educação do Recife e vim pessoalmente apresentar os resultados ao presidente Martin Raiser, que não poupou esforços para viabilizar essa parceria. Avançamos muito na Educação na nossa gestão e o Recife foi a capital que mais cresceu no último IDEB em todo o Brasil e essa parceria tem um papel importante nesses resultados", afirmou o prefeito.

Os indicadores apontam que as metas previstas para o SWAp, desde sua assinatura em 2012,  foram cumpridas e superadas. O projeto tem em sua gênese o aumento da cobertura e melhorias na educação na primeira infância (ECE), no desempenho dos alunos matriculados em programas de aceleração de aprendizagem e tempo integral em escolas municipais de ensino fundamento, além da melhoria da gestão pública municipal.

Entre os indicadores a serem destacados, um deles trata da quantidade de unidades de educação infantil que passaram por reformas e adequações. A previsão era realizar 500 intervenções durante a validade do contrato, nas unidades de ensino com Educação Infantil, mas o número foi ultrapassado e atingiu 594.

O indicador que apontava a construção de creches-escola também foi superado. Havia uma expectativa de serem construídas seis unidades, mas até 2018 já tinham sido entregues 11 novas creches-escola, sendo 8 garantidas com o recurso do Banco Mundial.

Outro indicador trata do aumento das matrículas dos estudantes do 6º ao 9º ano no ensino de Tempo Integral e o percentual também foi positivo ao longo do período analisado. Em 2018, a meta prevista era matricular 2.500 nesta modalidade de ensino. Mas o indicador foi ultrapassado e 2.683 estudantes foram matriculados no ensino integral.