NOTÍCIAS

| 20.03.15 - 17h45

Recife em Ação leva cidadania para a Linha do Tiro

Primeira edição do programa vai promover Saúde, Cidadania, Educação e Conscientização para a comunidade do Rio Morno

A Prefeitura do Recife vai à Linha do Tiro na manhã deste sábado (21), em um esforço concentrado para promover cidadania e prevenção na localidade do Rio Morno. A iniciativa, intitulada Recife em Ação, vai reunir prestação de serviços de onze diferentes áreas da gestão como Saúde, Educação, Defesa Civil, Direitos Humanos, Mobilidade e Limpeza Urbana. A ação, coordenada pela Secretaria de Governo e Participação Social, começará às 8h, e oferecerá os serviços na Escola Paulo VI, na Rua Guaíra, nº 200.

Na ocasião, os cidadãos poderão solicitar documentos como RG, certidões de nascimento e casamento e Carteira Profisisonal. Os moradores também poderão se cadastrar no CadÚnico e ter acesso a programas como o Bolsa Família, o Pronatec e a tarifa social da Celpe. Uma equipe do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda irá cadastrar os moradores para encaminhar para as vagas disponíveis no mercado de trabalho. Profissionais de Saúde também estarão a disposição com serviços como aferição de pressão, teste de glicose e exames de mamografia - com o Mamógrafo Móvel da Prefeitura do Recife, além disso, serão aplicadas doses de vacinas para hepatite A e B, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), pólio, influenza, HPV, meningite, antitetânica e outras.

A Prefeitura também vai realizar ações educativas de prevenção a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos.O programa também contemplará a conscientização e orientação da comunidade sobre Direitos Básicos, à exemplo da Secretaria da Mulher, que vai disponibilizar psicólogas, assistentes sociais, para realizar a escuta das mulheres do Rio Morno e orientá-las jurídica e psicologicamente. A Defensoria Pública do Estado também estará presente com o programa Defensoria Pública Amiga da Comunidade, prestando assessoria jurídica.

Além dos serviços prestados no Programa Recife em Ação, a Prefeitura do Recife está reforçando a qualidade da estrutura urbana na comunidade. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vem realizando, desde janeiro, a limpeza do Canal do Rio Morno. No mutirão deste sábado será feito um esforço especial na remoção de entulhos, capinação, pintura de meio-fio e varrição na área, além da microdrenagem das galerias e canaletas do entorno. Já na noite desta sexta-feira (20) serão identificados os Pontos de Luz com mal funcionamento ou queimados para a substituição durante a ação, e a presença da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU) também estará reforçando a troca de placas de sinalização para a manutenção da sinalização horizontal das vias.

Confira os serviços disponíveis durante o Recife em Ação:

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL - Articuladores socioambientais da Emlurb vão abordar, através de atividades lúdicas com as crianças, a prática da coleta seletiva, os cuidados com o mobiliário urbano, arborização e a importância de manter limpos os canais da cidade.

LIMPEZA URBANA - A Emlurb vai intensificar os serviços de limpeza. As equipes do órgão realizarão, a partir desta quinta-feira (19/3), a remoção de entulhos, capinação, pintura de meio-fio e varrição na área, além da continuidade da coleta domiciliar, que acontece regularmente.

MANUTENÇÃO URBANA - Até o fim da Operação Inverno, em agosto, a Emlurb irá concluir a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade. Atualmente, 13 receberam os serviços e outros 13 já estão em andamento, como é o caso do Canal do Rio Morno, onde já foram retiradas 2,5 toneladas . A ação no canal começou no início de janeiro e tem previsão de ser concluída até o fim de março.

PREVENÇÃO - A população vai contar com serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos. Um profissional ficará responsável por fazer o cartão do SUS para quem não tiver o documento.

VIGILÂNCIA AMBIENTAL - Dez profissionais de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses vão atuar durante todo o dia na região da Linha do Tiro. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) vão dar orientações sobre controle da água e os cuidados para evitar a leptospirose e a proliferação do mosquito da dengue e chikungunya. Os agentes também vão distribuir hipoclorito, substância que limpa a água. A equipe da Secretaria de Saúde vai percorrer as ruas da comunidade, até o fim da tarde, para identificar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

MAMÓGRAFO MÓVEL - Um caminhão com mamógrafo móvel vai estar no local, realizando exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, grupo considerado prioritário pelo Ministério da 

SAÚDE BUCAL - A equipe de Saúde Bucal também estará presente, com 1 (um) cirurgião dentista e 1 (um) assistente. Eles vão fazer aplicação de flúor e ensinar os usuários a realizar escovação correta. Duzentos kits de higiene bucal serão distribuídos.

VACINAÇÃO - Profissionais do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife vão avaliar o cartão vacinal dos usuários e aplicar as doses que estiverem atrasadas. Serão disponibilizadas quase todas as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, como hepatite A e B, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), pólio, influenza, HPV, meningite, antitetânica e outras.

DEFESA CIVIL - Equipes técnicas da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) vão realizar ações informativas porta a porta para dar orientações de práticas seguras aos moradores que têm suas residências atingidas quando chove e vistorias em imóveis afetados pelas últimas chuvas. Além disso, haverá equipes na Escola Paulo VI à disposição dos moradores da área que queiram solicitar vistorias técnicas e demais serviços assistenciais da Defesa Civil.

TRÂNSITO - Desde quarta-feira (18), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está atuando com uma ação preventiva no bairro da Linha do Tiro, orientando os condutores que circulam no local a respeitarem as regras e a sinalização de trânsito. Além disso, uma equipe técnica está vistoriando a área com o intuito de identificar os pontos que necessitam de manutenção da sinalização viária horizontal e vertical. Essa, inclusive, é uma das prioridades da atual gestão de trânsito, que desde 2014 sinalizou mais de 2 mil faixas de pedestres e implantou ou repôs cerca de 5.600 placas de sinalização vertical. A Companhia irá monitorar o trânsito durante a ação que vai acontecer na comunidade do Rio Morno, no sábado (21), com um efetivo de 6 agentes de trânsito, em três viaturas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Uma equipe do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda irá cadastrar e encaminhar os interessados para vagas disponíveis no mercado de trabalho. Para concorrer, o trabalhador precisa apresentar carteira de trabalho, identidade e CPF. Além disso, será realizada palestra sobre empregabilidade, com dicas de como elaborar um bom currículo, como se portar na entrevista de emprego, entre outras.

SEGURANÇA - A Guarda Municipal irá reforçar a segurança do evento com cerca de 15 agentes.

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação vai disponibilizar vagas nas turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), na Escola Municipal Paulo VI, voltadas para a população da região. Para se matricular, basta ter a partir de 15 anos e comparecer à unidade, situada na rua Guairá, número 200, na Linha do Tiro, portando documento de identificação.

MULHER - A Secretaria da Mulher irá disponibilizar seis técnicas, entre elas psicólogas, assistentes sociais e advogadas de sua equipe para realizar a escuta das mulheres e orientar as cidadãs jurídica e psicologicamente. No local, também serão informados os serviços que estão disponíveis na secretaria para o enfrentamento à violência e o empoderamento das recifenses. As profissionais distribuirão panfletos com os serviços do Clarice Lispector e o número do Liga Mulher, o disk-orientação do Centro.

CIDADANIA - A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai Disponibilizar a retirada de documentos como RG, Certidões de Nascimento e Casamento e Carteira Profissional. Os cidadãos que precisam retirar o Registro Geral devem levar a certidão de nascimento e foto 3x4 (que também serão feitas no local), caso haja alteração no nome, a de casamento. Para retirar a carteira de trabalho, é preciso o RG e a certidão de nascimento ou casamento.

Ainda dentro do Recife em Ação estará disponível o cadastro no CadÚnico e no Bolsa Família. Para se cadastrar são necessários: identidade, CPF, Título de Eleitor, carteira profissional e comprovante de residência. Para os menores de 18 anos, exige-se certidão de nascimento, declaração escolar e comprovante de residência. Já para o cadastro na tarifa social da Celpe, além do CPF e da Identidade, é necessário o Número de Identificação Social (NIS).Também estará aberto cadastro para o Pronatec. Para se inscrever são necessários: carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de votação (1 e 2 turno) ou um documento oficial de justificativa por não ter votado, para candidatos maiores de 18 anos, certidão de nascimento ou casamento. histórico escolar do ensino médio, certificado de conclusão do ensino médio, CPF, foto 3x4 recente, comprovante de residência e certificado de reservista para homens maiores de 18 anos.

Além disto, haverá orientação jurídica disponibilizada pelo Programa Defensoria Pública Amiga da Comunidade. Uma equipe de defensores/as públicos irá ouvir as questões da população e já iniciar com a confecção das petições para ingressar com ações judiciais em casos como alimentos, divórcio e regularização de visitas, dentre outros.

CONTROLE URBANO - A Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) vai estar na Linha do Tiro, no sábado (21), com uma equipe composta por 10 fiscais para realizar vistorias. Se encontrados equipamentos instalados irregularmente em logradouro público, eles serão retirados.

DEFESA ANIMAL - Distribuição de material de conscientização dos Direitos dos Animais e tutela responsável. A equipe da SEDA também estará fazendo agendamento para procedimento de castração de cães e gatos no Centro de Vigilância de Zoonoses.