NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.03.17 - 14h59

Resíduo de construção civil coletado no Recife terá destinação sustentável

A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife com a gestão sustentável desse tipo de material

 

Em vez de destinar os entulhos provenientes da construção civil ao aterro sanitário, a Prefeitura do Recife aposta em uma solução sustentável para dar fim ao resíduo. A partir desta segunda-feira (27/03), por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), todo esse material vai ser encaminhado a uma empresa contratada, onde será selecionado, processado e poderá ser reutilizado. A iniciativa é um avanço para a gestão sustentável dos resíduos e reafirma o compromisso do município com o meio ambiente.

O trabalho busca enviar ao aterro apenas o que não puder ser reaproveitado, atuando em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Somente no ano de 2016, foram enviadas ao aterro sanitário cerca de 7,8 mil toneladas por mês  de resíduos provenientes da construção civil. Com a novidade, todo o entulho gerado pelas construções e coletado pela Emlurb poderá compor, por exemplo, as etapas de base e sub-base da pavimentação, como vem acontecendo desde o ano passado.

O diretor de Limpeza Urbana da Emlurb, Bruno Cabral, explica que a reutilização e a reciclagem dos resíduos como matéria-prima traz benefícios ambientais e econômicos. “A ação minimiza a extração de recursos naturais, contribui para reduzir os níveis de poluição, além do próprio custo relativo ao processamento e transporte do material. Isso tudo é importante porque demonstra que é possível aliar práticas sustentáveis às ações de manutenção da cidade”, conta.

Como uma ação piloto, desde 2016, 20 ruas receberam serviços de implantação do pavimento com o uso dessa inovação, deixando de destinar ao aterro cerca de 57 mil toneladas de resíduos. A ação tem o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE) que acompanha o desenvolvimento do trabalho e garante a qualidade técnica na sua execução.