Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 20.03.17 - 20h45

Secretaria da Mulher do Recife investe em capacitação técnica em empreendedorismo para artesãs e catadoras de materiais recicláveis

 
As atividades tem como objetivo melhorar as vendas, promover a sustentabilidade dos produtos e garantir o empoderamento sociopolítico das recifenses
 

Com início nesta segunda (20), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, iniciou uma série de capacitações técnicas para 80 artesãs ligadas à pasta municipal e para 30 catadoras de materiais recicláveis do galpão Palha de Arroz, com intuito de promover o empreendedorismo e reforçar o empoderamento sociopolítico das recifenses. A iniciativa é em parceria com a União Europeia, através do projeto "Juntos contra a exclusão social", que já beneficiou, ao longo da gestão, 200 mulheres em todas as Regiões Político Administrativas (RPA´s) do Recife.

No Conselho da Mulher do Recife, no bairro de Santo Antônio, as artesãs serão dividas em três turmas e terão oito encontros para debater teste de mercado, padronização do artesanato, técnicas de venda e produção, entre outros. As aulas começaram nesta segunda (20) e seguem até maio, com turmas pela manhã (às 8h) e à tarde (13h). A formação tem como objetivo incentivar a criatividade e a qualidade de um artesanato sustentável, com técnicas que permitam ressaltar a importância do designer do produto e ampliar as possibilidades de comercialização.

Já para as catadoras de materiais recicláveis, a formação é voltada para o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a cooperativa Ecovida Palha de Arroz que atua no galpão de triagem da Prefeitura do Recife, no bairro do Arruda. A capacitação tem início nesta terça-feira (21), às 8h30, no próprio galpão. Serão oito encontros totalizando 32 horas de aula. As atividades serão desenvolvidas para incentivar a autogestão e o empreendedorismo para que a cooperativa possa se estabelecer no mercado local de maneira autossustentável. Entre os assuntos abordados, estão análise e definição mercadológica, plano de operação e cooperativismo.