Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 20.03.18 - 16h10

Prefeitura do Recife lança campanha Taxista Acessível

img_alt

Ação, que teve início na manhã desta terça-feira (20), preza pela acessibilidade e gentileza no trânsito. Inicialmente, 400 profissionais serão contemplados (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Com o objetivo de promover uma cidade cada vez mais inclusiva e garantir a mobilidade das pessoas com deficiência, a Prefeitura do Recife deu início a campanha Taxista Acessível, na manhã desta terça-feira (20), no Shopping Recife, em Boa Viagem. Além da aula teórica, o evento contou com demonstrações práticas com o objetivo de sensibilizar os taxistas em relação às necessidades dos passageiros com deficiência, sobretudo dos usuários de cadeiras de rodas e dos cegos que são acompanhados por cão-guia.

A campanha é uma parceria da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), com apoio do Shopping Recife, do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sindtáxi), da Cooperativa Metropolitana de Taxistas (Metrotáxi) e da Cooperativa dos Taxistas do Shopping Recife. Além de representantes dos órgão que promoveram a campanha, estiveram presentes no evento o secretario de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o diretor executivo de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Mustafá Dias.

Durante esta terça-feira, serão capacitados 100 taxistas que atuam no Shopping Recife, divididos em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os motoristas que estão participando do evento recebem material gráfico e adesivos para colar no veículo e ser facilmente identificado pelos usuários como um profissional que preza pela gentileza no trânsito. Até o mês de junho, acontecerão outros três encontros, totalizando 400 condutores do Shopping Recife capacitados.

Neste primeiro semestre, os condutores que trabalham no Shopping Tacaruna também passarão por formação. No segundo semestre, será a vez dos taxistas dos shoppings Plaza e RioMar. Depois, os demais taxistas serão convidados pelo Sindtáxi a participar da capacitação. A ideia é que os participantes atuem como multiplicadores, repassando os conhecimentos adquiridos para os demais taxistas. Recife tem uma frota de de 6.126 táxis, com aproximadamente 16 mil profissionais.

A capacitação está sendo ministrada pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, ligada à SDSJPDDH, visando promover uma mudança de atitude dos taxistas em relação à prestação dos serviços para as pessoas com deficiência. Além de aulas sobre a legislação, também faz parte da grade simulações de atendimento com a participação de usuários de cadeira de rodas e pessoas acompanhadas de cão-guia.

O coordenador do programa municipal de educação para o trânsito, Francisco Irineu, reitera a importância de continuar os trabalhos promovidos pela CTTU durante a Semana Nacional de Trânsito, em 2017, que contou com uma programação voltada à inclusão. "Estamos trabalhando para proporcionar uma cidade inclusiva, cujo acesso à mobilidade esteja ao alcance de todas as pessoas. Iniciamos esse trabalho no ano passado, quando realizamos oficinas com essa tema para técnicos, agentes e orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito. Agora, com o lançamento da campanha Taxista Acessível, o objetivo é que esses profissionais possam oferecer cada vez mais um serviço de qualidade, que minimize o desafio das pessoas com deficiência em exercer seus direitos no trânsito", disse.

De acordo com o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva, o principal objetivo da ação é romper as barreiras atitudinais para garantir os direitos das mais de 400 mil pessoas com deficiência que vivem na capital pernambucana. “Mesmo que os carros não sejam fisicamente adaptados, o taxista pode ser mais solícito e fazer um atendimento mais humanizado. Queremos promover uma mudança comportamental dos taxistas. Ser um taxista acessível é respeitar a garantia dos direitos de todos e ainda pode ser um diferencial do motorista para fidelizar os clientes”.

LEGISLAÇÃO - Conduzir usuários de cadeiras de rodas e pessoas cegas acompanhadas de cão-guia é mais que gentileza; é um direito garantido por lei. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n° 13.146/2015) determina que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ter direito assegurado ao transporte e à mobilidade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso. Essa legislação, assim como a Lei Federal n° 11.126/2005, asseguram à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transportes.