Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.03.18 - 11h41

Secretaria de educação realiza 6° Edição do Papo Pedagógico

img_alt

Encontro debate a educação infantil com amparo na Base Nacional Comum Curricular (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Promover reflexões e debates sobre a prática pedagógica nas turmas da educação infantil, considerando os aspectos apresentados na Base Nacional Comum Curricular. Este é o foco 6° edição do Papo Pedagógico, “Com a Palavra: Educação Infantil”. O encontro, voltado para os profissionais da educação infantil, será realizado no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá, entre os dias 22 e 24 de março, e vai reunir cerca de 250 pessoas entre professores, Secretário de Educação, Diretores Executivos, Gerentes e Equipes Técnico-Pedagógicas da Secretaria de Educação.

Além de promover os debates acerca das práticas pedagógicas nas turmas de creches-escolas, o encontro tem como objetivo proporcionar discussões sobre a importância da participação das famílias e o Marco Legal da Primeira Infância, enfatizando o desenvolvimento integral da criança. Para falar sobre o assunto, a Secretaria de Educação preparou uma programação repleta de especialistas.

Com o tema “O professor faz a diferença: novos sujeitos, novas docências, novos territórios”, César Nunes doutor em Filosofia e Educação e professor titular na área de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP) abre o encontro e vai apresentar painel às 20h30 do dia 22 acerca do protagonismo do docente na formação cultural e ética dos novos sujeitos sociais e políticos da sociedade e da escola no Brasil. Analisa também os elementos da representação de desumanização na sociedade atual, a crise de valores e a alienação da identidade da escola.

No dia 23, a partir das 8h, especialistas da área dão palestras sobre Educação Infantil: Reflexões sobre a BNCC - Maria Carmem Barbosa, da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (UFRGS), Práticas pedagógicas para as crianças de 0 a 3 anos - Marlene dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Qualidade na Educação Infantil - Daniel Santos da Universidade de São Paulo (USP). Também estão na grade de palestras, Célia Santos, chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Recife (SEDUC/Recife) com o tema O Marco Legal da Primeira Infância – Um olhar para o desenvolvimento integral da criança, roda de diálogo: Maria Carmem Barbosa e Marlene dos Santos, e palestra Primeira Infância: responsabilidades familiares com Priscila Santos, (SEDUC/Recife).

Encerrando o evento, no dia 24, as professora Mirtes Ramos dos Santos Melo (Creche Municipal João Eugênio / Grupo III), e Jeane da Silva Pantaleão (CMEI Nosso Senhor Jesus do Bonfim / Grupo II) socializam as experiências exitosas em sala de aula com os demais professores. Para fechar o evento Carol Levy faz contação de história. Fazem parte da organização do evento, Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica (DEGP), Gerência Geral de Projetos Pedagógicos (GGPP), Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais (GALEIAI).

 

 

SERVIÇO

6° Edição do Papo Pedagógico

Quando: 22 a 24 de março

Onde: Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá

Informações: 3355-5935

 

PROGRAMAÇÃO:

22.03.2018 (Quinta-feira)

17h - Check-in e credenciamento

19h - Jantar

20h30 -Painel: O professor faz a diferença: novos sujeitos, novas docências, novos territórios - César Nunes (UNICAMP)

 

23.03.2018 (Sexta-feira)

08h às 09h30 - Painel: A Educação Infantil: Reflexões sobre a BNCC - Maria Carmem Barbosa (UFRGS)

09h30 às 10h- Coffee break

10h às 11h30 -Painel: Práticas pedagógicas para as crianças de 0 a 3 anos - Marlene dos Santos (UFBA)

11h30 às 12h - Roda de Diálogo: Maria Carmem Barbosa e Marlene dos Santos

Mediação: Célia Santos

12h - Almoço

 

14h às 15h30-Painel: O Marco Legal da Primeira Infância – Um olhar para o desenvolvimento integral da criança - Célia Santos (SEDUC/Recife)

15h30 às 17h - Painel: Qualidade na Educação Infantil - Daniel Santos (USP)

17h às 17h20- Coffee break

17h20 às 18h - Painel: Primeira Infância: responsabilidades familiares -Priscila Santos (SEDUC/Recife)

18h às 19h - Roda de Diálogo: Daniel Santos e Priscila Santos

Mediação: Rogério Morais

19h - Jantar

20h30 - Atração Cultural

 

24.03.2018 (Sábado)

08h às 09h - Check-out

09h às 09h30 - Socialização de Experiências

· Profª Mirtes Ramos dos Santos Melo (Creche Municipal João Eugênio / Grupo III)
· Profª Jeane da Silva Pantaleão (CMEI Nosso Senhor Jesus do Bonfim / Grupo II)
09h30 às 11h - Painel: A contação de histórias para crianças de 0 a 3 anos - Carol Levy (PE)

11h às 11h30 - Alexandre Rebêlo - Secretário de Educação

11h30 - Coquetel de Encerramento