Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.03.19 - 20h19

Centro para tratamento de dores orofaciais é inaugurado na Policlínica Lessa de Andrade

img_alt

Prefeitura do Recife abriu oficialmente o serviço aconteceu nesta quarta (20), Dia Nacional de Saúde Bucal (Foto: Cortesia)

 

A partir de agora, pacientes do SUS residentes no Recife tem um espaço para tratar a dor orofacial (cabeça, face, pescoço ou boca). Trata-se do Centro de Controle da Dor Orofacial, instalado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, onde a Prefeitura do Recife investiu R$ 30 mil. A abertura oficial do serviço aconteceu nesta quarta-feira (20), Dia Nacional de Saúde Bucal.

“Este espaço é fruto de uma longa discussão com profissionais de várias áreas porque entendemos que as dores não devem ser tratadas de forma isolada. O Centro trata uma série de questões de saúde que muitas vezes estão relacionadas a questões emocionais e sociais. Isso o profissional só consegue perceber quando faz o acolhimento e a escuta do paciente de maneira adequada”, afirmou a diretora-executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade da Saúde do Recife, Eliane Germano.

Para ser atendido no local, o paciente deverá procurar, inicialmente, as equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde da Família ou Unidades Básicas Tradicionais da área onde mora. Cerca de 300 profissionais da rede municipal foram capacitados sobre os critérios de inclusão para atendimento no Centro de Controle da Dor. Desde o início do funcionamento, em 14 de fevereiro, 75 pacientes passaram pela primeira consulta.

“A primeira queixa geralmente é de uma dor na mandíbula, no ouvido ou até na cabeça. O paciente não sabe o que desencadeou aquele processo, que vai de uma mialgia a um processo crônico mais grave. Mas o grande vilão, na maioria dos casos, é o estresse”, explicou a cirurgiã-dentista que atende no ambulatório, Lúcia Vanderley.

Depois da primeira avaliação com a especialista, o paciente pode ser encaminhado para consulta com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e/ou psicólogo, quando as queixas estiverem associadas a outros quadros, como bruxismo, apertamento dental, depressão, estresse, entre outros.

“Vamos avaliar o paciente como um todo, ficando atentos às questões biopsicossociais, dentro do seu contexto. Adotaremos essa filosofia de trabalho para minimizar, o mais rápido possível, os sintomas apresentados”, explica a coordenadora de Saúde Bucal do Recife, Juliana Couto.

Serviço:

Horários de atendimento do Centro de Controle da Dor:
Segundas-feiras: das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30
Terças, quintas e sextas-feiras: 13h30 às 16h30
Quartas-feiras: não há atendimento

Endereço: Policlínica Lessa de Andrade – Estrada dos Remédios, n° 2.416, Madalena.