NOTÍCIAS

| 20.04.11 - 10h45

OSR impressiona público com a première da obra “Sublunar Machanics”

O evento, realizado pela PCR, por meio da Secretaria de Cultura, contou com apoio da Fundação para Promoção da Música Finlandesa

Por Paula Walter

O som da música contemporânea tomou conta do Teatro de Santa Isabel na noite desta terça-feira (19). A Orquestra Sinfônica do Recife iniciou a série de concertos noturnos com a première internacional de “Sublunar Machanics” do músico finlandês Tomi Räisänen, com a presença do pianista finlandês Sami Väänänen. Quem não pode ir à apresentação, terá uma nova chance nesta quarta-feira (20), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu.

A OSR abriu a programação da noite com a regência do maestro Osmam Giuseppe Gioia. “Fico feliz de trazer uma obra tão bem escrita para o público recifense. A peça é contemporânea, o que não é muito comum de vermos por aqui.” Afirmou Osmam. Logo em seguida, se apresentando pela primeira vez no Brasil, o pianista Sami Väänänen subiu ao palco para acompanhar a orquestra. O compositor da obra, Tomi Räisänen acompanhou toda a apresentação. “Demorei cinco anos para compor o concerto. Gosto de explorar os sons e sempre quero mais”, falou.

O público acompanhava o concerto com interesse. “No começo achei estranho porque estou habituado com o som clássico. Mas depois consegui entender a proposta do compositor. Gostei bastante”, disse o músico Samuel Lins. A dona de casa Lara Barreto estava animada ao fim da apresentação. “Gostei muito. Nunca tinha visto um concerto assim. Empolgante. Acho até que em alguns momentos parecia a trilha sonora de um filme de suspense. Adorei”, concluiu.

“Sublunar Mechanics” - A obra erudita “Sublunar Mechanics” é influenciada pelo minimalismo, estilo de composição surgido nos Estados Unidos baseado na repetição e na brevidade de segmentos e motivos rítmicos e melódicos. A peça é escrita para grande orquestra, piano solo e fita magnética (nome tradicional para sons executados a partir de um arquivo previamente gravado). O estilo que utiliza esse recurso denomina-se Música Concreta.

Tomi Räisänen - O compositor nasceu em Helsinki, Finlândia, em 1976. Estudou musicologia e composição com Harri Vuori na Universidade de Helsinki, antes de graduar-se em composição pela Academia Sibelius, onde também concluiu o mestrado sob orientação do compositor Erkki Jokien.

Sami Väänänen - Estudou piano com Vitali Berzon na Academia Sibelius (Finlândia), e também na Hochschule für Musik (Alemanha), tendo se graduado em ambas. Prosseguiu seus estudos no Trinity College of Music, em Londres, com o compositor e pianista Anthony Green, especializando-se na música dos compositores Schoenberg, Debussy e Beethoven.

ASSUNTOS: