NOTÍCIAS

Cultura | 20.04.11 - 11h25

Prefeitura do Recife remove 32 famílias de áreas de risco

Com objetivo de preservar vidas e evitar acidentes nas áreas de morro, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) removeu, nesta quarta-feira (20), 32 famílias que estavam em situação de risco em diversas localidades do Município. Todos estão sendo alojados temporariamente em casa de parentes e, nesta quinta-feira (21), uma parte das famílias será transferida para um abrigo da Prefeitura do Recife, situado no bairro da Imbiribeira, ficando sob os cuidados do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

De acordo com a Coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, a retirada das famílias tem caráter preventivo. “A partir das vistorias feitas pelos nossos técnicos, foi possível constatar que as famílias estavam correndo risco. Então, decidimos fazer a retirada e levar as pessoas para um local seguro”, afirmou.

Além do trabalho de retirada de famílias, os técnicos da Defesa Civil realizaram 77 vistorias e colocaram mais de 12 mil m2 em 53 diferentes pontos da Cidade. Também foram registradas cerca de 250 ocorrências entre pedidos de vistorias, colocação de lonas plásticas, pequenos deslizamentos, pontos de alagamentos e casas com danos.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura. No caso de alguma ocorrência, é só ligar para o número 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Investimentos -
Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cem obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.