Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.04.16 - 19h42

Casa Amarela e Nova Descoberta recebem ação de saúde e mutirão contra Aedes aegypti neste fim de semana

 
No feriado de Tiradentes (21) agentes visitam pontos estratégicos e na sexta-feira (22) todos os oitos Distritos Sanitários terão vistorias 
 

Os bairros de Casa Amarela e Nova Descoberta recebem neste sábado (23) e domingo (24) o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A estimativa é que dois mil imóveis sejam vistoriados nos dois dias. Nesta quinta-feira (21), Dia de Tiradentes, uma equipe de 12 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e 03 supervisores farão vistorias em pontos estratégicos - obras, locais de reciclagem, borracharias. Na sexta-feira (22), ponto facultativo na Prefeitura do Recife, haverá vistoria em todos os Distritos Sanitários com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que farão notificação de sintomáticos de arboviroses - dengue, chikungunya e zika -, para investigação. 

As visitas às residências serão realizadas por 24 asaces e 24 soldados do Exército – 24 profissionais por dia. As atividades contarão com o apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que realizará o recolhimento dos entulhos nas ruas da comunidade.

Ruas a serem visitadas em Casa Amarela: Arnoldo Magalhães (travessa) quarteirão 1, Marino de Melo Berenguer - quarteirão 49, Alto Santa Izabel - quarteirão 121, Santa Izabel - quarteirão 137 e a Avenida Malacó.

Ruas a serem visitadas em Nova Descoberta: Córrego do Leôncio, Alto Doutor Caete, Alto do Leonardo, Córrego da Areia, Felisburgo e Avenida Josélia.

Na Praça Joca Leal, no Centro de Casa Amarela, às 8h, onde será o ponto de encontro, serão ofertados serviços de orientação sobre tuberculose, hanseníase e saúde bucal, além de distribuição de preservativos. A vacina antirrábica animal também estará disponível.


Balanço - Desde que a Prefeitura do Recife iniciou os mutirões de final de semana, em 28 de novembro de 2015, mais de 51 mil imóveis foram vistoriados na cidade. Os mutirões ocorrem em parceria com profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) - que recolhem entulhos das comunidades onde acontece a ação.

Os mutirões aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Bairro do Recife (Comunidade do Pilar), Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Bongi, Estância, Vasco da Gama, Macaxeira, Alto do Mandu, Monteiro, Areias, Arruda e Bomba do Hemetério, Alto José Bonifácio, Imbiribeira, Cidade Universitária, Santo Antônio, Várzea (Comunidade Cosme e Damião), Jordão, Mangueira, Ipsep e Santo Amaro.