NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.11 - 15h33

Codecir realizou 15 vistorias na manhã desta sexta-feira

Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 15 vistorias em diversas áreas da cidade e colocou 7.720 m² em 27 diferentes pontos de risco. Além disso, realizou 24 atendimentos nas suas Estações Regionais. No horário das 7h às 13h, foram registrados 10 pedidos de vistoria, 21 solicitações de lonas plásticas e um um deslizamento de barreira (sem vítimas).

A Codecir informa que as equipes estão em alerta e prontas para atender às ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura também continua a mobilização para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas. A arrecadação faz parte da Campanha Recife Solidário, lançada pelo Prefeito João da Costa e está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). O Município também disponibilizou uma conta no Banco do Brasil para a arrecadação de doações. Os depósitos podem ser feitos na conta do Banco do Brasil (001); conta 10.291-1; agência 3234-4.

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. As doações podem ser entregues no Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, nos mercados municipais de Afogados, Encruzilhada, Boa Vista, Madalena e São José, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou seis alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe). Ao todo, 886 pessoas (218 famílias) que moram nessas regiões estão acolhidas nos abrigos. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 43 famílias - 173 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 96 famílias - 296 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 20 famílias - 76 alojados), Escola Municipal Cristo Rei (Monteiro; 26 famílias e 57 pessoas) Arquidiocese da Várzea (Várzea; 41 famílias e 212 alojados).

Além desses, há outro abrigo da PCR que está acolhendo pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia, na Avenida Norte (27 famílias 72 pessoas). 

Emlurb

Drenagem
- Passada a chuva, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) retomou as ações para combater alagamentos. Durante esta sexta (20), cerca de 120 homens promoveram limpeza de galerias, canais e canaletas em vários pontos da Cidade. O trabalho beneficiou áreas como Boa Viagem, Pina, Afogados, Casa Forte entre outros bairros. A mobilização ainda contou com o apoio de caminhões com jato de sucção, que fazem o escoamento forçado das águas no sistema de drenagem.
Operação Tapa-Buracos - Dez equipes realizaram a manutenção de ruas e avenidas na cidade. O trabalho atuou em vias como a Avenida Domingos Ferreira (Boa Viagem) e a Rua Encanta Moça (Pina). Os trabalhos prosseguem durante a tarde e a noite.