NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.11 - 16h21

Modernização de semáforos irá melhorar a circulação nos corredores do Recife

Equipamentos compostos por baterias estão sendo montados e começam a ser instalados a partir da próxima semana

Segue a todo vapor a produção e montagem dos equipamentos que serão instalados em 210 grupos de semáforos nos cruzamentos da Cidade. A ação faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, lançado na última semana pelo prefeito João da Costa. Os novos equipamentos irão minimizar os transtornos causados no tráfego durante o período chuvoso. No momento os técnicos estão realizando a instalação dos itens e promovendo os últimos testes antes da colocação dos mesmos nas ruas. A previsão é que a ação tenha início na próxima semana e o prazo de conclusão é de quatro meses.

Os novos aparelhos possuem baterias para garantir o funcionamento dos semáforos mesmo na falta de fornecimento de energia elétrica. Além das baterias, que possuem três horas de duração, os 210 grupos semafóricos são dotados de gabinetes para os controladores. A proteção garantirá uma maior vedação contra umidade, cabos de comunicação, aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na interação entre as redes.

O primeiro corredor de trânsito a receber a modernização será a avenida Agamenon Magalhães, onde nove sinais receberão as melhorias. A cada mês será contemplado um conjunto de vias definido por região do Município. Ainda neste mês de maio, passarão pela modernização os semáforos das avenidas Caxangá (15), Norte (18), Dois Rios (04) e da rua Real da Torre (03), perfazendo um total de 49 conjuntos.

Em junho, o trabalho continua nas seguintes vias: Abdias de Carvalho (8); Mascarenhas de Morais (20); Recife (10); Benfica (06); e José Bonifácio (04). Em julho, será contemplada a área dos bairros de Boa Viagem e Pina, com as avenidas Boa Viagem (13); Conselheiro Aguiar (16) e Domingos Ferreira (21); Por fim, em agosto, receberão as melhorias os equipamentos das avenidas Conde da Boa Vista (08); 17 de Agosto (11), Rosa e Silva (07); Rui Barbosa (07); Cruz Cabugá (06) Beberibe (12); rua 48 (03); Joaquim Nabuco (06) e rua do Espinheiro (03). O custo total da intervenção é de R$ 2.158.650,00.