NOTÍCIAS

Esportes | 20.05.11 - 14h42

Pesquisador visita núcleos de esporte e lazer do Recife

Cidade foi escolhida como referência da região nordeste

Por Pedro Oliveira

Desde a última terça-feira (17), o Recife vem sendo objeto de estudo do pesquisador Maurício Martinez, da Organização dos Estados Íbero-Americanos. A capital pernambucana foi a cidade escolhida pelo Ministério do Esporte, que está avaliando os resultados do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) em todo o Brasil.

Nesta sexta (20), Martinez concluiu a parte nordestina da pesquisa com a entrevista dos educadores sociais que trabalham no programa, através do convênio do Ministério do Esporte com a Prefeitura do Recife. O resultado será publicado em um livro que irá relatar a formação e gestão do projeto em todo o território nacional. “Escolhemos o Recife porque existe a tradição das políticas de esporte e lazer aqui e por isso o PELC já está consolidado”, disse o pesquisador.

Foram visitados alguns núcleos do programa no Recife, onde foram ouvidos participantes, coordenadores e educadores. “Mesmo com as chuvas que estão atingindo o Recife, a comunidade aparece e participa das atividades, o que facilitou meu trabalho. Fiquei muito bem impressionado pelo interesse de todos os envolvidos”, afirmou Maurício Martinez.

Convênios - Em 2003, o então ministro do esporte, Agnelo Queiroz, conheceu o programa Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), da Prefeitura do Recife, e disse que o Governo Federal precisava de ações como essa no Brasil inteiro. Com base neste e em outros programas do setor no Brasil, o país ganhou o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), que hoje, através de um convênio entre PCR e Ministério do Esporte, beneficia o CPEL, que ampliou a oferta de atividades.

Desde 2009, a parceria PELC e CPEL, foi incrementada por um convênio com o Ministério da Justiça, que através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) possibilitou a criação de novos núcleos de esporte e lazer.