NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.11 - 16h21

Prefeitura do Recife assina convênio com Instituto de Qualidade no Ensino IQE

Acordo consiste na implementação do Programa Qualidade na Escola

Com o objetivo de elevar o grau de ensino no município, a Prefeitura do Recife firmou um convênio de cooperação técnico-educacional com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). O acordo consiste na implementação do Programa Qualidade na Escola (Qualiescola) em 34 unidades de ensino de 3º e 4º ciclos da rede municipal. O convênio foi assinado pela secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, na última quinta-feira (18), no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena.

Para a secretária, a política de educação da rede está sendo garantida neste convênio. “A proposta de formação foi construída respeitando o direcionamento pedagógico da rede de ensino do Recife. O diferencial dessa parceria é que nossos professores participarão da formação com o IQE e replicarão para o restante da rede”, explicou Ivone. Ela também frisou que o sucesso do projeto está garantido pelo compromisso dos professores municipais com a educação. “Temos ótimos professores, comprometidos com a melhoria na qualidade de educação. Com esta parceria, estamos trazendo mais elementos para o professor trabalhar em sala de aula”, completou.

O presidente executivo do IQE, Horácio Almedra, também se mostrou otimista com o convênio. “Com o programa Qualidade na Escola, estamos trazendo para a rede de educação do Recife a reflexão de como anda a escola, o professor e o aluno. A partir daí, elaborarmos um plano de ação. Traçamos metas para alcançar um objetivo”, falou o executivo. 

A professora Luiza Maciel é uma das 15 formadoras que participará do programa do IQE. Ela disse acreditar que a melhoria na qualidade na educação é de responsabilidade de todos. “Ficamos pensando na perspectiva de trazer o conhecimento para todos que trabalham na escola. O professor e os alunos não são os únicos responsáveis pelo processo. A escola toda tem que estar envolvida”, declarou a educadora.

O convênio terá duração de três anos e vai envolver cerca de 500 professores e 16.000 estudantes do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, além de gestores de 34 escolas municipais. O objetivo é qualificar a educação pública por intermédio de um programa de formação de professores. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula ficará por conta de cada professor da rede municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passarão por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Também está prevista a realização de reforço escolar, visando fortalecer o trabalho executado pelo Qualiescola.