NOTÍCIAS

Esportes | 20.05.11 - 15h06

Programa Escola Aberta promove formação neste domingo (22)

Com o tema “O Papel da Cultura nos Processos de Inclusão”, o evento acontece no Centro de Formação Paulo Freire

O Programa Escola Aberta do Recife promove, neste domingo (22), das 9h às 17h, no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, uma formação com o tema “O Papel da Cultura nos Processos de Inclusão”, ministrada pelo professor Moysés de Siqueira Neto, mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. O encontro é oferecido a coordenadores escolares, supervisores e educadores comunitários. A programação será dividida da seguinte forma: no turno da manhã, haverá exposição teórica sobre a temática e a tarde visita aos Memoriais Luiz Gonzaga e Chico Science e aos Museus de Arte Popular e Arte Moderna Aluízio Magalhães, no Pátio de São Pedro; e ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

O objetivo é sensibilizar os 50 participantes para a importância da utilização das manifestações culturais como ferramentas educativas, a partir das problemáticas e conceitos fundamentais no debate sobre identidade, cultura e inclusão. A partir destas temáticas, será realizada uma análise sobre os processos de exclusão no ambiente escolar e promovido debate acerca do papel da cultura nestes processos. Durante as visitas os participantes terão oportunidade de dialogar sobre os temas.

O Programa Escola Aberta é fruto de uma parceria com o Ministério da Educação e funciona em 112 escolas da Rede Municipal do Recife. A ideia do programa consiste em abrir as escolas públicas nos finais de semana para a comunidade escolar oferecendo oficinas de acompanhamento pedagógico, cultura e arte, esporte e lazer, inclusão digital, geração de renda, entre outras, com a finalidade de contribuir com a melhoria na qualidade da educação, inclusão social e cultura de paz.