NOTÍCIAS

| 20.05.11 - 15h26

Saúde avalia programa de estágios de nível médio

Encontro abordou desde temas ligados às atividades desempenhadas até a ampliação de ações voltadas para os estudantes

Por Natália Keise

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu, na manhã e tarde desta sexta-feira (20), uma grande discussão sobre a oferta de estágios na Rede Municipal para estudantes de nível médio. O encontro ocorreu no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem. A iniciativa da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho (DGGT) reuniu cerca de 50 pessoas que desenvolvem funções junto aos programas “Asinha”, “Eu Posso Ajudar?” e “Agente Aprendiz em Saúde”.

Durante o evento, foram abordados temas ligados às atividades desempenhadas pelos estagiários. Houve também discussão sobre os programas promovidos pela Diretoria, principais resultados alcançados e a possibilidade de ampliação das ações voltadas para os jovens.

Nosso principal objetivo foi oferecer um espaço tanto para os profissionais quanto para os estagiários discutirem métodos de fortalecimento dos programas existentes na Rede Municipal de Saúde. A proposta é que a mobilização proporcione momentos de avaliação e reflexão do papel de cada um dentro do seu ambiente de trabalho”, frisou a diretora geral de Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde do Recife, Cínthia Kalyne Alves.

Segundo a diretora, a participação dos estudantes nos programas “Asinha”, “Agente Aprendiz em Saúde” e “Eu Posso Ajudar?” favorece a inserção no mercado de trabalho. “A implantação de iniciativas desse porte permite associar experiência profissional e fortalece a inclusão do público alvo no convívio social, bem como a permanência dos jovens nas escolas, condição indispensável para quem tem interesse em estagiar na nossa rede”, acrescentou.

Foi bastante proveitoso participar da capacitação. Tivemos a oportunidade de sugerir ideias que podem melhorar a qualidade do serviço prestado, além de estimular a expansão do projeto para a captação de mais jovens para estágio na área de saúde”, comentou o estudante Augusto Silva Sobrinho, vinculado ao Programa Agente Aprendiz em Saúde.