NOTÍCIAS

| 20.05.11 - 14h56

Secretaria de Saúde orienta vítimas das chuvas no retorno às residências

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) iniciou as vistorias das residências localizadas nas áreas ribeirinhas (próximas às margens do Rio Capibaribe) das vítimas das chuvas. Ao todo, 886 pessoas (218 famílias) que moram nessas regiões estão acolhidas em abrigos. Por isso, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, orientou os atingidos para o processo de higienização dos locais para que o retorno esteja livre de contágio de várias doenças advindas das chuvas.

De acordo com o gerente do Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura, Otoniel Barros, a conscientização começou logo na chegada dos desalojados aos abrigos. “Trabalhamos a conscientização e orientação das famílias com materiais informativos para que elas, ao retornarem para suas casas, possam limpar adequadamente cada cômodo, evitando assim, a contaminação por doenças como leptospirose, dengue e micoses, doenças que têm mais prevalência nessa época do ano”.

A Vigilância Ambiental atua em todos os seis Distritos Sanitários com 934 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) que trabalham na disseminação de informações quanto aos cuidados básicos com o ambiente, medidas preventivas das doenças relacionadas com as inundações e alagamentos, limpeza e desinfecção das caixas d’água e lama residual.

Mais informações com relação às orientações necessárias para a higienização das residências, basta ligar para a Ouvidoria Municipal do Recife por meio do telefone 0800-281-1520.