Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 20.05.16 - 15h35

Prefeitura do Recife anuncia condutores e percurso do revezamento da Tocha Olímpica

img_alt

Uma das celebrações mais emblemáticas do esporte mundial chega à cidade no dia 31, com 176 condutores percorrendo o percurso de 35 km (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Uma verdadeira seleção formada por 13 atletas, ex-atletas e árbitros com participação nos Jogos Olímpicos foi indicada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, para participar de uma das celebrações mais emblemáticas do esporte mundial: o revezamento da Tocha Olímpica, que passa pela capital pernambucana no dia 31 de maio, como parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

O time foi anunciado à Imprensa em entrevista coletiva, realizada na manhã desta sexta (20), e tem os atletas e ex-atletas Adrianinha, Adriana Salazar, Ana Cláudia Ramos, Jemima Alves, Nikita, Newdon Emanuel, Paula Baracho e Yane Marques; os paratletas Ivanildo Vasconcelos, Luís Silva e Suely Guimarães; e os árbitros Giuseppe Regina e Marcelo Caldas Falcão, representando uma história que estreou com Newdon no vôlei, em Tóquio (1964) e teve seu mais recente capítulo com o bronze de Yane, em Londres (2012). 

"Os condutores estão de parabéns por participarem desse momento especial. É uma oportunidade de fazermos com que a população do Recife participe dos Jogos, sentindo o espírito olímpico e tendo contato com a Tocha junto com os esportistas", afirma o secretário de Esportes do Recife, Luís Henrique Lira. Ao todo, o revezamento da Tocha Olímpica no Recife terá 176 participantes, em 35 quilômetros de percurso. Cada um percorrerá 200 metros com a tocha em mãos, correndo em média a 6 km por hora. Os demais nomes foram  escolhidos pelo comitê Rio 2016 e patrocinadores do evento. 

O revezamento está previsto para começar às 13h da terça-feira (31), saindo do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, e devendo chegar ao Marco Zero às 19h, nas mãos da medalhista olímpica Yane Marques, quando haverá a cerimônia de acendimento da pira olímpica e apresentações dos cantores Adriana B, Maciel Melo e Almir Rouche, todos com seus respectivos convidados. "Os jogos acontecem principalmente no Rio de Janeiro, mas envolvem o país inteiro. Escolhemos um percurso que permitirá à Tocha chegar mais perto da população, passando por bairros como Arruda, Afogados e Ipsep", aponta o secretário. 

O palco fica na avenida Alfredo Lisboa, entre a Caixa Cultural e a Associação Comercial, e a celebração começa às 16h, com atividades de animação a cargo dos patrocinadores, incluindo distribuição de brindes. Seis empreendimentos de economia solidária dos ramos de alimentação e bebida estarão presentes no evento. 

"A Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba em 19 pontos distribuídos pelo percurso, estimulando a participação da população e divulgando mundialmente a cultura pernambucana", diz Luís Henrique Lira. Entre as atrações estão o Caboclinho Oxossi Pena Branca, o Maracatu Cruzeiro do Forte e as escolas de samba Gigantes do Samba e Galeria do Ritmo. O evento será filmado e transmitido para o mundo inteiro pelas emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos. Nas escolas municipais localizadas no rota da tocha, os alunos acompanharão o desfile uniformizados.

 

EMOÇÃO - Newdon Emanuel Victor, primeiro atleta pernambucano a disputar uma Olimpíada (Tóquio, 1964) e um dos pioneiros do vôlei olímpico brasileiro, afirma que ser indicado para participar do revezamento é motivo de muito orgulho. "É uma história que não termina nunca. Carregar a tocha mexe com o coração de cada um de nós. São momentos históricos, que não acontecem com facilidade", afirma o esportista, hoje com 78 anos. "Todo atleta se sente muito honrado por participar do revezamento, especialmente a gente que participou dos jogos e sentiu aquela emoção, sabe como é estar naquele momento mágico. Vamos reviver tudo aquilo", destaca a ex-nadadora Paula Baracho, que chegou à final dos Jogos Olímpicos de Atenas. 

Paratleta de atletismo, Suely Guimarães conquistou o ouro nas paralimpíadas de Barcelona e Atenas e o bronze em Atlanta. "É um símbolo, um momento ímpar, uma emoção maior ainda do que em 2007, quando carreguei a tocha do Panamericano. Seremos responsáveis por levar a multidão junto conosco. É um reconhecimento para minha carreira, depois de seis paralímpiadas e sete panamericanos", afirma Suely, que estabeleceu o recorde mundial do arremesso de disco em 1992 e bateu a marca em 1996 e 2004. 

Maior medalhista paralímpico de Pernambuco, o nadador Luís Silva conquistou um ouro, 5 pratas e 1 bronze nas paralimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim. "É muito emocionante, estou doido para que chegue logo o dia. Vai ser muito gratificante poder carregar um dos maiores símbolos do esporte", ressalta o paratleta. Árbitro de natação nos Jogos Olímpicos de Pequim, Marcelo Caldas Falcão está escalado para repetir a dose no Rio de Janeiro. "As Olimpíadas são o sonho de qualquer desportista, seja ele atleta, dirigente, técnico ou árbitro. Em Pequim, pude ver que o espírito e a energia olímpicas são sensacionais. Ter tudo isso em nosso país será fantástico", aponta Marcelo, que completa 30 anos de arbitragem este ano.

 

PERCURSO - Após sair da rua Mem de Sá (onde fica a Coca-Cola), a Tocha Olímpica seguirá pela avenida Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, ruas Cônego Barata, Padre Roma, João Tude de Melo, Real da Torre, Cosme Viana, Arquiteto Luiz Nunes, Jean Emile Favre, avenida Recife, viaduto Tancredo Neves, rua Ernesto de Paula Santos, avenidas Domingos Ferreira, Visconde de Jequitinhonha, Armindo Moura, Boa Viagem e Antônio de Góes, ponte do Pina, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, avenida Martins e Barros, Praça da República, Rua da Aurora, Cais do Apolo e rua Marquês de Olinda, chegando em seguida ao Marco Zero. 

Além de possibilitar a participação dos moradores de bairros populares como o Arruda, Afogados e o Ipsep, o percurso dará visibilidade internacional a monumentos e atrações turísticas do Recife, como o Parque Dona Lindu, a praia de Boa Viagem, o Forte das Cinco Pontas, as pontes do Centro, a praça da República, o Teatro de Santa Isabel, a rua da Aurora e todo o  Bairro do Recife.

 

TRÂNSITO - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de trânsito para acompanhar o percurso da Tocha Olímpica. O monitoramento terá início por volta das 12h30, na Rua Mem de Sá, no Ponto de Parada, e está previsto para seguir até as 19h20, no Marco Zero, Bairro do Recife. "O comboio do revezamento terá 111 veículos. Nosso efetivo de trânsito estará a postos para garantir que a tocha percorra o percurso com tranquilidade", diz o chefe do Setor de Operações da CTTU, André Luís Pereira. 

Os primeiros bloqueios serão feitos a partir das 4h da terça (31), na Avenida Alfredo Lisboa, no trecho entre a Ponte Giratória e a Rua Barbosa Lima Sobrinho, e na Rua Marquês de Olinda. Os condutores poderão realizar o desvio pela Avenida Martins de Barros. Um efetivo de cerca de 70 agentes de trânsito vai acompanhar o percurso da tocha e montar bloqueios itinerantes à medida que a tocha for avançando. "A partir da zero hora do dia 30, já vamos orientar os motoristas para não estacionarem nas ruas que fazem parte do percurso", acrescenta André Luís. 

Além da Secretaria de Esportes, estão envolvidas na ação as pastas municipais de Planejamento e Gestão, Saúde, Educação, Turismo e Lazer, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Mobilidade e Controle Urbano, a Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e Guarda Municipal, as secretarias estaduais de Educação e das Cidades, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empetur e Ministério da Educação e Cultura.

 

NÚMEROS DO REVEZAMENTO:

  • Percorrerá 35 km no Recife
  • 176 condutores farão o percurso
  • A PCR indicou 13 atletas, ex-atletas e árbitros recifenses com participação em Olimpíadas para participar do revezamento
  • 200 metros é a distância média percorrida por cada participante
  • 6 km é a velocidade média da corrida de cada condutor. Os veículos do comboio andam a 20 km/h
  • Em 19 pontos distribuídos pela cidade, a Prefeitura promoverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba

 

 

CONDUTORES INDICADOS PELA PREFEITURA DO RECIFE:

 

  • Adriana Moisés Pinto Mafra (Adrianinha) - Atleta de basquete - Conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney e disputou também em Atenas, Pequim e Londres
  • Adriana Salazar - Atleta de natação - Disputou os Jogos Olímpicos de Seul
  • Ana Cláudia Silva Ramos - Atleta de voleibol - Disputou os Jogos Olímpicos de Seul
  • Giuseppe Regina - Árbitro de voleibol nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, apitou a final feminina.
  • Ivanildo Vasconcelos - Paratleta de natação - Disputou seis Jogos Paralímpicos, com medalhas em Barcelona, Atlanta, Atenas e Pequim
  • Jemima Augusto Alves - Atleta de judô - Disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona
  • João Reinaldo Costa Lima Neto (Nikita) - Atleta de natação, hoje técnico -  Disputou os Jogos Olímpicos do México
  • Luís Silva - Paratleta de natação - Maior medalhista paralímpico de Pernambuco, conquistou um ouro, 5 pratas e 1 bronze nas paralimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim. 
  • Marcelo Caldas Falcão - Árbitro de natação nos Jogos Olímpicos de Pequim
  • Newdon Emanuel Victor (Newdão) - Atleta de voleibol - Disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio
  • Paula Baracho - Atleta de Natação - Chegou à final dos Jogos Olímpicos de Atenas.
  • Suely Guimarães - Paratleta de atletismo - Disputou seis paralimpíadas, conquistando o ouro em Barcelona e Atenas e o bronze em Atlanta. Estabeleceu o recorde mundial do arremesso de disco em 1992 e bateu a marca em 1996 e 2004.
  • Yane Marques - Atleta do pentatlo - Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres

 

 

CONFIRA O PERCURSO COMPLETO DA TOCHA OLÍMPICA NO RECIFE:

 

Confira o percurso pelo Google Maps

 

R. Mem de Sá - Arruda

R. Prof. Jerônimo Gueiros

R. Costa Pinto

Av. Beberibe

R. Bolívar

R. Professor José dos Anjos

Estrada Velha de Água Fria

R. Cônego Barata

R. Padre Roma

R. Sebastião Malta Arcoverde

R. João Tude de Melo

R. José Bonifácio

R. Prof. Trajano de Mendonça

R. Real da Torre

R. João Ivo da Silva

R. Cosme Viana

R. Visconde de Pelotas

R. Santos Araújo

R. Quitério Inácio de Melo

R. Arquiteto Luiz Nunes

R. Paris

R. Jean Emile Favre

R. David Perneta

Av. Raimundo Diniz

Av. Recife

Av. Presidente Dutra

Viaduto Tancredo Neves

R. Ernesto de Paula Santos

Av. Eng. Domingos Ferreira

Av. Visconde de Jequitinhonha

Av. Armindo Moura

Av. Boa Viagem

Av. Eng. Antônio de Goes

Av. Eng. José Estelita

Cais de Santa Rita

Av. Martins de Barros

Palácio Campo da Princesa

Ponte Princesa Isabel

R. Aurora

Ponte do Limoeiro

Cais do Apolo

Av. Marquês de Olinda

Marco Zero

 

LINKS INTERESSANTES:

 

Calendário do Revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil

Saiba mais sobre os esportes olímpicos