Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 20.05.17 - 14h36

Mutirão de serviços Recife em Ação beneficia moradores do Alto da Jaqueira no Jordão Baixo

img_alt

Mais de 400 famílias do Alto da Jaqueira foram atendidas neste sábado. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 
Ações de saúde, limpeza, iluminação pública, manutenção, assistência social, controle do mosquito transmissor de arboviroses, colocação de lonas e vistorias em locais de risco. Essas foram algumas das atividades realizadas pelo Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação, neste sábado, no Alto da Jaqueira, Jordão Baixo, Zona Sul da cidade. Os serviços foram iniciados às 08h30, com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que percorreu as dependências da Unidade de Saúde do local, fiscalizou as atividades e conversou com moradores e servidores da Prefeitura. Mais de 400 pessoas serão atendidas durante todo o dia.
 
O Programa Saúde em Todo o Lugar da Secretaria de Saúde do Recife integrou o mutirão com vários serviços aos moradores. Palestras sobre prevenção de doenças, apresentações teatrais com fantoches, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, vacinação contra a gripe, além de exames de mamografia, no mamógrafo móvel, estão entre os serviços ofertados. A aposentada Maria de Lourdes dos Santos veio ao mutirão para fazer uma mamografia e aferir a pressão. "Além desses serviços, a gente vem para trazer os vizinhos e incentivar eles a fazer exames também", disse.
 
A população também recebeu recipientes contendo hipoclorito para tratamento da água. Ao todo, 51 profissionais de saúde participaram da programação que promoveu ainda, o mutirão de controle ao mosquito Aedes aegypty. A expectativa é que 1.000 domicílios do bairro sejam vistoriados por 26 agentes de saúde ambiental e controle de endemias, que também realizarão visitas no domingo. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, avaliou positivamente o Mutirão. "Por ser realizado aos finais de semana, o Mutirão consegue agregar um maior número de serviços à população. Ao mesmo tempo, a maior parte dos moradores está em casa, o que facilita o atendimento de uma parcela maior da comunidade", observou.
 
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb)  atuou em diversas frentes durante o mutirão de serviços promovido pela Prefeitura do Recife. Foram reforçados os serviços na área de drenagem, pavimentação, limpeza urbana e iluminação pública. A Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza de galerias e reposição de peças pré-moldadas. Um levantamento para revisão da iluminação pública e na arborização da comunidade também foi  realizado pelos técnicos da Emlurb.
 
O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área, com 80 ajudantes executando a varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 20 toneladas de resíduos. Serviços de manutenção e limpeza geral também foram realizados na Praça Sesquicentenário.

Mais de 80 trabalhadores da Defesa Civil do Recife estão envolvidos nos serviços de colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem de mato, erradicação de árvores em risco, monitoramento de áreas de risco, vistorias em imóveis e ações de porta a porta. Moradores receberam orientação sobre os procedimentos a serem adotados em caso de chuvas, solicitando auxílio através do telefone 0800 081 3400.
 
A Secretaria de Educação do Recife também esteve presente, oferecendo  às crianças do Jordão Baixo uma oficina de robótica de encaixe. Com os kits da Lego, serão trabalhados temas ligados à saúde e higiene. Haverá também uma oficina de animação digital com tablets da Secretaria. O pequeno Cauã José da Silva estava acompanhado de sua mãe, Célia Lúcia da Silva. Ele disse que adorou os Kits Lego e estava tentando montar um carro dos Bombeiros. “Esse tipo de brincadeira ajuda no tratamento de crianças com necessidades especiais, como é o caso do meu filho”, afirmou.
 
 
A Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA), realizou o a 30ª edição do mutirão de serviços Veterinário nos Bairros. A ação foi realizada no Bairro do Jordão, na Escola Municipal Pintor Lula Cardoso Ayres, localizada na Rua Dr. Álvaro Ferraz, 594, com 10 veterinários realizando atendimentos gratuitos. Além do atendimento clínico, vacinação contra raiva, os proprietários puderam realizar  exames de aferição de pressão, eletrocardiograma, e orientação sobre principais cuidados com os cães e gatos. A Secretaria distribuiu amostras de vermífugos.  
 
A equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Além disso, foram distribuídos materiais educativos às mulheres com os principais telefones da rede de proteção e do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos distribuiu fichas para a emissão de 2ª via de RGe certidões de nascimento, casamento e óbito. A população recebeu orientação e inscrição no Cadastro Único/Bolsa Família; e orientação jurídica com advogada do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. A Secretaria está destacando 12 profissionais para o atendimento desses serviços.
 
A equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente estav presente no mutirão, dando orientações ao público sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Micro Empreendedor Individual - MEI, Micro Empreendedor - ME, Empreendedor de Pequeno Porte - EP e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento e informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais.