Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.05.20 - 11h43

Hospitais de Campanha do Recife superam marca de 700 altas de pacientes com covid-19

img_alt

Desde o início da pandemia, aproximadamente oito mil pacientes foram atendidos nos hospitais criados pela Prefeitura do Recife e mais de dois mil foram internados. Prefeito Geraldo Julio apresentou os dados em transmissão pela itnternet na manhã desta quarta (20) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Em meio aos desafios e aos esforços realizados desde a decretação da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife atinge a marca de 761 pacientes que já receberam alta nos leitos criados para pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Ao todo aproximadamente oito mil pessoas foram atendidas nos hospitais de campanha criados pela PCR e mais de duas mil foram internadas. Os dados foram repassados pelo prefeito Geraldo Julio em coletiva de imprensa realizada em transmissão pela internet. Na ocasião, também foi divulgada a rede de unidades de Atenção Básica à Saúde montada para atender casos suspeitos da Covid-19. Ao todo, são 20 postos separados em toda a cidade para os casos. 

Durante entrevista, o prefeito Geraldo Julio deu um panorama dos atendimentos realizados até agora. “Hoje, trago uma informação muito importante para todos os recifenses. Chegamos a mais de 700 pacientes que receberam alta nos nossos hospitais de campanha. São pessoas que foram internadas e agora estão em casa, estão salvas da covid-19. Importante registrar que nenhum desses hospitais existia antes da pandemia. Eles foram construídos agora, numa decisão que a Prefeitura tomou. Quando a gente entregou o sétimo hospital muitas cidades brasileiras não tinham concluído sequer o primeiro. Nós vamos continuar esse trabalhando firme para os recifenses a superar os desafios dessa pandemia”, disse o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, divulgou também as unidades de referência para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19 na Atenção Básica à Saúde e que pode ser encontrada CLICANDO AQUI. Enquanto mais de 130 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) continuam funcionando normalmente durante este período de pandemia, outras  20 unidades estão com o funcionamento alterado porque passaram a ser referência no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios dentro da Atenção Básica, para desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (emergências) da rede municipal. 

A divisão também é uma forma de a Secretaria de Saúde do Recife evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tenham contato com pacientes que estejam buscando vacinação, remédios e outros atendimentos. O atendimento de casos suspeitos de covid-19 começou a ser feito em algumas das unidades desde o início deste mês. Desde então, já foram feitos mais de 5.700 atendimentos. “Com essa separação dos tipos de atendimento, conseguimos continuar recebendo os pacientes que vão às unidades de saúde para fazer tratamento de hipertensão, diabetes e tuberculose, por exemplo, assim como as grávidas que têm consultas de pré-natal, as pessoas que precisam pegar remédios ou tomar a vacina contra gripe e outras”, explicou o secretário Jailson Correia.

Nessas unidades, cujo atendimento está acontecendo das 7h às 19h, os profissionais utilizam um sistema eletrônico próprio para organização de fluxo, classificação de risco de acordo com a gravidade e registro de atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios. Na área de espera, os pacientes ficam sentados em cadeiras afastadas, além de receber orientação sobre prevenção da covid-19. De acordo com a classificação de risco, feita de acordo com a gravidade dos sintomas que o paciente informa estar sentindo, e após a consulta com o profissional de saúde, o usuário poderá ter indicação de isolamento domiciliar, encaminhamento para internação em leito de enfermaria ou encaminhamento para leito de UTI.

Para que a maior parte das unidades de referência foque no atendimento a pessoas com suspeita de covid, os outros tipos de atendimentos que elas ofereciam, como vacinação, foram realocados para outras unidades. Em algumas delas, todos os atendimentos serão feitos na própria unidade, mas a entradas dos pacientes com suspeita da nova doença é separada das demais. A lista de unidades está disponível no nosso portal.

ATENDE EM CASA - Apesar de a Sesau ter disponibilizado unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de covid-19 na rede de Atenção Básica, o secretário de Saúde do Recife enfatiza que a melhor opção ainda é o usar o aplicativo Atende em Casa antes de se deslocar até uma unidade de saúde. 

“Ao invés de a pessoa tentar entender se seus sintomas são importantes o suficiente para justificar que ela se exponha em um ambiente que tem outras pessoas doentes, ela deve, antes de tudo, entrar no aplicativo Atende em Casa. A partir dos sintomas informados, a ferramenta vai orientar o usuário a se cuidar em casa ou vai abrir uma vídeochamada com o profissional de saúde, que é a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade de o usuário procurar uma unidade de saúde, se realmente for necessário”, disse o gestor e infectologista Jailson Correia. 

Fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado, o Atende em Casa já foi usado por mais de 37 mil pessoas do Recife com sintomas gripais, sendo que 16 mil apresentaram sintomas mais graves e receberam uma teleorientação através de vídeochamada com médicos ou enfermeiros. Desses, 4.500 mil usuários foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta. O Atende em Casa pode ser acessado pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou pelo aplicativo disponível para download na Playstore, para celular com sistema Android (ainda não está disponível na loja da Apple).

UNIDADES DE REFERÊNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA CASOS SUSPEITOS DE COVID-19