NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.11 - 19h40

Forró pé-de-serra anima o São João da Pessoa Idosa

Esta foi a 9ª edição da festa promovida pela Prefeitura do Recife

Por Mauro Rossiter

A animação tomou conta das cerca de 7.000 pessoas que participaram do São João da Pessoa Idosa 2011, realizado nesta segunda-feira (20), no Chevrolet Hall, em Olinda. Esta foi a 9ª edição da festa promovida pela Prefeitura do Recife, que faz parte das ações de inclusão social e promoção da cidadania desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social.

O evento contou com a apresentação do grupo Os Tangarás, que já existe desde a década de 50. Composta por sete integrantes, a banda tocou composições próprias e músicas já consagradas do tradicional e autêntico forró pé-de-serra, levando o arrasta-pé ao público que encheu a casa de shows e que também dançou quadrilha.

A secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, falou sobre as ações promovidas pela sua pasta que têm o objetivo de levar a inclusão social às pessoas idosas. “O São João da Pessoa Idosa é sempre um espaço de confraternização. Estamos recebendo cerca de 7.000 idosos não só de Recife, mas de todo o Estado, que brincarão até o início da noite. Com isso, queremos garantir a convivência social e a presença da família com os idosos”, explicou.

Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher, também prestigiou o evento, e aproveitou para divulgar uma ação a ser realizada em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. “Reunir as mulheres é sempre um prazer durante o São João, e podemos ver que a maioria do público é composta por mulheres. Temos que dar atenção especial a elas, por isso eu e Niedja pretendemos reunir as mulheres idosas em agosto para debatermos sobre a Lei Maria da Penha”, relatou.

Severina Bezerra de Lima, 72 anos, disse que comparece à festa sempre que possível. “Já vim outras vezes com o grupo de Engenho do Meio. Estou com o joelho meio dolorido, mas já dancei bastante mesmo assim”, confidenciou. Já Ivanildo Sabino, 65 anos, ainda não havia participado do São João da Pessoa Idosa. “É a primeira vez que venho com a minha esposa, Maria Clotilde, e estou achando muito bom. Nós somos de Carpina e estou achando ótimo. Todos estão de parabéns pela festa”.

O São João da Pessoa Idosa 2011 teve a participação de 247 grupos de pessoas idosas do Recife. Para a realização do evento, a Secretaria de Assistência Social contou com a parceria da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Guarda Municipal, Geraldão, CTTU e Iasc.