NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.11 - 15h09

Livrinho “Nossa Música é a Gente quem Faz” tem músicas dos homenageados do São João

O livreto vai ser entregue para os brincantes que estiverem nos seis polos do São João do Recife

Neste São João, a Prefeitura do Recife está distribuindo gratuitamente 30 mil livretos com letras de músicas tradicionais do período e composições de Terezinha do Acordeon e Quinteto Violado, ambos homenageados do ciclo junino. O livrinho, que recebe o nome “Nossa Música é a Gente Quem Faz”, está sendo entregue em diversos polos de animação da cidade durante toda a festança.

A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife Luciana Félix realiza o projeto. “Investimos na preservação da memória da nossa cultura e o projeto ‘Nossa Música é a Gente quem Faz’ é uma maneira de prestar um tributo ao Quinteto Violado e a Terezinha do Acordeon, homenageados do São João do Recife 2011, e também de manter viva a autêntica tradição do cancioneiro nordestino. Afinal, o forró é um dos nossos mais legítimos ritmos musicais e nada melhor, no Ciclo Junino, do que honrar esse legado”, fala.

O livreto tem 40 canções - dez de Terezinha do Acordeon, dez do Quinteto Violado, dez músicas selecionadas pela equipe do Memorial Luiz Gonzaga (MLG) e outras dez  escolhidas pelos recifenses através de parceria com programação da rádio Folha, por meio do programa “Forró e Ai!”.

Na seleção feita por Terezinha do Acordeon estão presentes canções como Seu aconchego, em parceria com Júnior Vieira, Cheiro de muçambê e Gosto de pecado. Já o Quinteto Violado elegeu “Cavalo marinho”, de autoria de Luciano Pimentel e Fernando Filizola, “Quinto elemento” e “São João de Seu Luiz” para constar no livro. Entre as favoritas do público, estão incluídas Dama de Ouro, do cantor Maciel Melo; Se tu quiser, composição de Xico Bizerra, e a famosa Tareco e Mariola, escrita por Petrúcio Amorim.

O gestor do MLG, José Mauro de Alencar explica que foram escolhidas canções do mestre Luiz Gonzaga com seus importantes parceiros, nomes como: Geová Portela, Miguel Lima, Humberto Texeira, Zé Dantas, Onildo Almeida, Zé Marcolino, João Silva, Gonzaguinha e outros. “São músicas belíssimas, verdadeiros poemas. Até temos algumas que ainda são desconhecidas do público”, diz José Mauro. “Baião de dois”, “Riacho do Navio” e “Forró de cabo a rabo” fazem parte da seleção.

Serviço:
Livreto Nossa Música é a gente quem faz
Distribuição gratuita
Onde: Polo Tomazina
Polo  Sítio Trindade
Polo Pátio de São Pedro
Polo Praça do Arsenal
Polo Nascedouro de Peixinhos
Polo Parque Dona Lindu