NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.11 - 19h33

Prefeitura investe na formação de educadores municipais

Parceria da Seel com a UFPE  é destinada a professores do Ensino Fundamental I (1º e 2º ciclos) e coordenadores pedagógicos

Por Marcos da Silva

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), iniciou na tarde desta segunda-feira (20), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire – localizado na Rua Real da Torre, 299, Madalena - mais uma Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino do Recife.

Durante os próximos 18 meses, 2.634 professores do Ensino Fundamental I (1º e 2º ciclos) e 215 coordenadores pedagógicos participarão da capacitação intitulada “Planejamento do Ensino e Temas Específicos nas áreas da Língua Portuguesa e da Matemática”, oferecida por mestres do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel), da UFPE. Serão 120 horas de curso: 32 horas de Língua Portuguesa; 32 de Matemática; 8 de Seminário e 48 horas de estudo individualizado.

É importante trazer a discussão para dentro da escola e vice-versa. A troca de informações é imprescindível para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e consequentemente do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressaltou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

O diretor de extensão acadêmica, Ivan Vieira, externou o comprometimento de sua equipe com a capacitação dos educadores municipais: “Reflete o compromisso social da UFPE, sempre preocupada com o ensino público e em apoiar as políticas públicas de ensino das prefeituras e do governo estadual. É o compromisso da universidade de trabalhar pela educação”, disse ele.

Jussara França tem 15 anos dedicados à educação. Leciona Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal dos Remédios, no Prado, e as disciplinas de Segurança do Trabalho, Matemática e Cidadania, na Escola Profissionalizante de Areias, situada no citado bairro. “As qualificações estão mais específicas. O professor leva o que aprende para a sala de aula, aumentando a qualidade do ensino”, disse.

Estiveram presentes à abertura do curso de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino do Recife, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; representando a Seel, a gerente de animação cultural, Telma Lucena; a diretora geral de ensino e formação docente, Lenira Silveira; a assessora executiva e diretora geral de tecnologia na educação e cidadania, Irenice Bezerra; e a assessora técnica, Socorro Assunção. Compuseram a mesa de abertura e representaram a UFPE, o diretor de extensão acadêmica, Ivan Vieira; a vice-diretora do Ceel, Eliete Santiago; as professoras Andréia Brito e Eliana Albuquerque, do Ceel e Rosinalda Teles, do Núcleo de Educação Matemática (Nemat).