NOTÍCIAS

Cultura | 20.06.11 - 10h51

Sítio Trindade recebe multidão para show de Santana

Música, dança e comidas típicas fazem a festa de milhares de pessoas na Zona Norte.

Uma grande noite junina esquentou o Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, no sábado (18). De acordo com a Polícia Militar, 40 mil pessoas compareceram ao principal polo do Ciclo Junino do Recife, para aproveitar uma programação diversificada com infraestrutura completa oferecida pela Prefeitura do Recife. Concurso de quadrilhas, shows de forró e barracas de comidas fizeram sucesso entre o público.

O show do forrozeiro Santanna foi o que mais atraiu a atenção da animada plateia. A equipe do programa Bem Estar, da TV Globo, esteve no local e também movimentou o espaço com entrevistas com comerciantes e pessoas que se alimentavam para recarregar as energias e cair na dança. O programa especial de São João será exibido na próxima sexta-feira (25) e detalhará as calorias consumidas e usadas durante os festejos juninos.

O início da noite junina contou com uma grande competição de cores e alegria com apresentação de quadrilhas, na palhoça, a partir das 18h. No palco principal com salão coberto e decorado por bandeirinhas coloridas, a festa começou, às 20h, com o forró de Herbert Lucena, quando o público começava a lotar o Sítio. As bandas Rabecado e Quarteto Olinda deram continuidade a noite de música e dança. Formados por jovens e talentosos músicos pernambucanos, os grupos mostraram uma produção contemporânea com raízes na tradição, contando com o som peculiar da rabeca.

Em seguida, foi a vez do forrozeiro Santanna subir ao palco e levar a multidão ao êxtase com sucessos de carreira como “Tamborete de Forró”, “Se Tu Quiser” e “Ana Maria”. Durante o show, o cantador fez questão de ressaltar a importância das músicas que falem das mulheres com respeito e elogiou “Esse São João do Recife é o melhor do mundo”. A costureira Ivanete Claudino, 50 anos de idade, acompanhou os shows com toda a família e aprovou a seleção de artistas. “Hoje é o primeiro dia que venho para o Sítio. A programação tá maravilhosa, dancei muito forró. Vou passar o São João aqui”, disse, ao lado dos irmãos, da filha e sobrinha. A festa do arrasta-pé varou a madrugada e terminou com o show de André Rio em parceria com Paulinho Leite.

O Secretário de Cultura, Renato L, e a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, acompanharam toda a programação e se mostraram satisfeitos. “É muito bonito ver o Sítio Trindade lotado para ver uma programação de qualidade com o melhor do nosso forró”, afirmou Renato L. Ao seu lado, Luciana Félix destacou: “Tudo o que a gente viu hoje no Sítio é uma prova que o Recife se consolida como uma grande opção de diversão e de turismo no São João”.